5 dicas para aproveitar a luz natural na casa

20 Outubro 2021

Desengane-se quem pensa que é preciso mexer nas poupanças para tornar a casa mais clara, ampla, com luz. Há formas simples e eficazes de mudar o ambiente de um espaço. Partilhamos 5 dicas para aproveitar melhor a luz natural na sua casa, sem gastar mais.

1- Jogue com as cores

O uso da cor é, sem dúvida, a forma mais impactante de moldar o ambiente de um espaço interior ou exterior, seja qual for a sua finalidade – habitações, escritórios, lojas, restaurantes, ginásios, parques, etc..

O uso de diferentes paletes cromáticas possibilita-nos transformar divisões, recantos e até uma habitação inteira, sem gastar mais. Veja o que as cores podem fazer pela sua casa:

  • transmitir a sensação de conforto e aconchego;
  • trazer luminosidade;
  • “abrir” áreas, dando a sensação de que são maiores do que na realidade;
  • “fechar” áreas, conferindo uniformidade entre zonas, sobretudo em divisões amplas;
  • ajudar-nos a ficar mais tranquilos e calmos, sobretudo nos quartos;
  • ajudar-nos a ficar mais focados no estudo ou no trabalho;

Para conferir mais luminosidade à sua habitação e aproveitar ao máximo a luz natural, opte por cores claras e evite as mais escuras e dominantes, reservando-as para pequenos apontamentos.

Os brancos, os bege ou as cores pastel são cores que ajudam a refletir a luz pela divisão. Dentro de cada uma destas gamas cromáticas há uma variedade de tonalidades, e vai poder escolher a mais adequada à sua sala, ou ao quarto das crianças, ou à cozinha.

Deixe que as cores o inspirem e partilhe as suas ideias connosco – os nossos especialistas em decoração vão ajudá-lo a escolher o tom mais indicado para tornar a sua casa mais trendy e cheia de luz.

2- Disponha a mobília em pontos estratégicos

Que as peças de mobiliário fazem toda a diferença para conferir personalidade a um espaço, já todos sabemos. Mas sabia que há truques para arrumar os móveis de modo a trazer mais luz à divisão?

Por exemplo, na zona das janelas coloque apenas peças decorativas e não móveis altos, ou de grandes dimensões, para deixar que a luz entre no espaço. E se a janela for até ao chão, evite colocar elementos à sua frente.

Se tiver dúvidas quanto à melhor forma de posicionar a mobília, peça sugestões à nossa equipa.

3- Espelho meu, espelho meu

Afinal, não servem só para refletir a nossa imagem e mostrar-nos como nos assenta a roupa. Os espelhos são um excelente recurso para quem quer dar luminosidade à divisão sem gastar muito. Disponha-os em pontos estratégicos onde a luz incida, natural ou artificial (candeeiro, foco, etc.). Tente conciliar o seu formato, cor e tamanho com a decoração do espaço de modo a criar um ambiente equilibrado e coeso.

4- Mantenha a casa limpa

É uma daquelas tarefas que adiamos tantas vezes, mas que é tão necessária para ajudar a luz natural a entrar melhor.

5- As clarabóias

As clarabóias exigem outro nível de investimento, mas são uma excelente solução para iluminar uma casa ou divisão que seja demasiado escura. Exponha-nos o seu caso e os nossos técnicos especializados terão todo o gosto em ajudá-lo.

Se gostou destas sugestões e procura mais dicas para tornar a sua casa mais trendy, fale connosco – no nosso Gabinete online vai encontrar uma equipa pronta a ajudá-lo.

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.