Valor mediano de avaliação bancária, o que é e como funciona?

20 Fevereiro 2023

À primeira vista, o valor mediano de avaliação de bancária (VMAB) soa-nos a um conceito complexo, mas na verdade é apenas um indicador do valor dos imóveis numa determinada região e que serve de referência às entidades bancárias para concederem empréstimos à habitação.

 

O que é o valor mediano de avaliação bancária?

O VMAB é um indicador que reflete o valor mediano das avaliações que os bancos fazem aos imóveis de uma determinada região ou localidade, avaliações estas que ficam a cargo de peritos em avaliação imobiliária devidamente certificados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Qual a importância do valor mediano de avaliação bancária?

O VMAB é importante, porque serve de base para a concessão de crédito à habitação ou construção. Geralmente, os bancos emprestam o montante correspondente a uma percentagem do VMAB do imóvel em questão, percentagem esta que varia de caso para caso e pode ser até 90%.

 

Como se calcula o VMAB?

Em Portugal, compete ao Instituto Nacional de Estatística (INE) calcular e fixar o valor mediano de avaliação bancária. Este cálculo é atualizado mensalmente e resulta de um inquérito às entidades bancárias sobre os valores obtidos nas avaliações imobiliárias em contexto de processos de crédito habitação. Da análise àquele inquérito e às estatísticas, o INE apura um valor mensal em euros por metro quadrado, aplicado a nível de concelhos de Portugal (continente e ilhas) e diferentes tipos de edificações. Estes valores estão disponíveis para consulta no portal do INE.

 

Que fatores influem na avaliação bancária aos imóveis?

Há diversos fatores que influem no valor de um imóvel, uns são relativos ao mercado imobiliário e outros são relativos ao imóvel em si:

  • a localização;
  • o tipo de edificação, o ano da sua construção e estado de conservação;
  • a tipologia da habitação (número de assoalhadas e/ou de quartos);
  • a dinâmica do mercado ao nível da oferta e da procura de imóveis nessa localização.

 

Se é proprietário e tem um imóvel para vender ou arrendar, conhecer o VMAB da região onde se localiza o seu imóvel vai ajudá-lo a definir o preço de venda, fazendo corresponder as suas expetativas às do mercado. Para ajudá-lo neste passo e em todo processo de venda, sugerimos que se aconselhe com os nossos consultores Si Imobiliária. E se está à procura de casa nova e ainda não decidiu se prefere construir ou comprar em planta, os nossos consultores também o podem ajudar.

A SI Imobiliária é uma das mais conceituadas marcas portuguesas, distinguida com vários prémios. Aliamos a experiência de 20 anos à formação altamente especializada e certificada dos nossos consultores. Investimos em ferramentas inovadoras e temos parcerias sólidas com a maioria das entidades do setor bancário e financeiro. Trabalhamos para encontrar a solução ideal para cada família, conquistando a confiança dos consumidores. Vamos, também, fazer o mesmo por SI.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Governo aprova novas medidas para a habitação
Governo aprova novas medidas para a habitação
29 Maio 2024

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, o Governo aprovou várias medidas relacionadas com a habitação, maioritariamente destinadas aos jovens. Veja aqui o que muda.

Algumas das medidas aprovadas foram a reforma do IRS Jovem, a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação, para jovens até aos 35 anos, a garantia pública para a compra de casa e uma mudança estrutural no programa de apoio ao arrendamento Porta 65.

Isenção de IMT e Imposto do Selo

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente?