Valor mediano de avaliação bancária, o que é e como funciona?

20 Fevereiro 2023

À primeira vista, o valor mediano de avaliação de bancária (VMAB) soa-nos a um conceito complexo, mas na verdade é apenas um indicador do valor dos imóveis numa determinada região e que serve de referência às entidades bancárias para concederem empréstimos à habitação.

 

O que é o valor mediano de avaliação bancária?

O VMAB é um indicador que reflete o valor mediano das avaliações que os bancos fazem aos imóveis de uma determinada região ou localidade, avaliações estas que ficam a cargo de peritos em avaliação imobiliária devidamente certificados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Qual a importância do valor mediano de avaliação bancária?

O VMAB é importante, porque serve de base para a concessão de crédito à habitação ou construção. Geralmente, os bancos emprestam o montante correspondente a uma percentagem do VMAB do imóvel em questão, percentagem esta que varia de caso para caso e pode ser até 90%.

 

Como se calcula o VMAB?

Em Portugal, compete ao Instituto Nacional de Estatística (INE) calcular e fixar o valor mediano de avaliação bancária. Este cálculo é atualizado mensalmente e resulta de um inquérito às entidades bancárias sobre os valores obtidos nas avaliações imobiliárias em contexto de processos de crédito habitação. Da análise àquele inquérito e às estatísticas, o INE apura um valor mensal em euros por metro quadrado, aplicado a nível de concelhos de Portugal (continente e ilhas) e diferentes tipos de edificações. Estes valores estão disponíveis para consulta no portal do INE.

 

Que fatores influem na avaliação bancária aos imóveis?

Há diversos fatores que influem no valor de um imóvel, uns são relativos ao mercado imobiliário e outros são relativos ao imóvel em si:

  • a localização;
  • o tipo de edificação, o ano da sua construção e estado de conservação;
  • a tipologia da habitação (número de assoalhadas e/ou de quartos);
  • a dinâmica do mercado ao nível da oferta e da procura de imóveis nessa localização.

 

Se é proprietário e tem um imóvel para vender ou arrendar, conhecer o VMAB da região onde se localiza o seu imóvel vai ajudá-lo a definir o preço de venda, fazendo corresponder as suas expetativas às do mercado. Para ajudá-lo neste passo e em todo processo de venda, sugerimos que se aconselhe com os nossos consultores Si Imobiliária. E se está à procura de casa nova e ainda não decidiu se prefere construir ou comprar em planta, os nossos consultores também o podem ajudar.

A SI Imobiliária é uma das mais conceituadas marcas portuguesas, distinguida com vários prémios. Aliamos a experiência de 20 anos à formação altamente especializada e certificada dos nossos consultores. Investimos em ferramentas inovadoras e temos parcerias sólidas com a maioria das entidades do setor bancário e financeiro. Trabalhamos para encontrar a solução ideal para cada família, conquistando a confiança dos consumidores. Vamos, também, fazer o mesmo por SI.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Kick-Off 2025: Superação e Inspiração
Kick-Off 2025: Superação e Inspiração
20 Fevereiro 2025

No passado dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, celebrou-se em Fátima um amor muito especial: a Paixão que une o Grupo Soluções Ideais! Lojas, Diretores e Consultores da SI reuniram-se para viver O Kick-Off 2025, um evento que não só reconhece conquistas, mas também fortalece laços e impulsiona o futuro.

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa.