Tendências para o Natal 2022

15 Dezembro 2022

Ninguém fica indiferente a esta quadra que materializa o amor e a fraternidade entre os homens, e todos fazem questão de manter vivas as tradições e os costumes, qualquer que seja a região do mundo. É na gastronomia e na decoração que mais e melhor se manifesta o espírito do Natal.

 

E se na gastronomia é conveniente seguir à risca as receitas tradicionais para aconchego da alma, já na decoração há espaço para conciliar a tradição com abordagens mais atuais que incentivam o DIY e que resultam em ambientes trendy que nos envolvem. A decoração permite ainda dar largas à imaginação e imprimir um toque muito pessoal à casa que irá surpreender amigos e familiares.

Para este ano, há quatro grandes temas na decoração dos espaços – opte por um deles e inclua aqueles detalhes pessoais que vão fazer toda a diferença.

 

Os elementos da natureza e a reciclagem de materiais

O tema da natureza é uma tendência que, desde há um par de anos, vem sendo trabalhado por designers, criadores e artistas, decoradores e arquitetos – a natureza como fonte de inspiração para recriar ambientes idílicos e naïves. Para tal, aposta-se na reciclagem de materiais e na recolha de elementos naturais, como folhas e pequenos ramos, pinhas, bagas. A palete cromática assenta nos tons das florestas coníferas: os verdes profundos, os azuis e vermelhos densos das bagas, os castanhos e, claro, o branco da neve.

 

A estética romântica e poética

O romantismo e a poesia são fonte de inspiração para as decorações do Natal 2022, apostando-se em linhas, texturas e elementos delicados, nos tons suaves das cores cinza e verde em contraste com a vivacidade dos tons sombreados de branco, vermelho e azul.

 

O Natal clássico

A estética clássica e conservadora é intemporal e adequa-se tanto aos espaços rústicos como aos sofisticados, já neste tema o enfoque vai para as tradições familiares, para os usos e costumes mantidos ao longo das gerações. A atmosfera do Natal clássico pede uma decoração assente nas cores básicas verde, vermelho e azul, nos brilhos prateados e dourados, no uso de peças de família como loiça de porcelana e cristal, jarrões, presépios e decorações da árvore antigos.

 

O Natal luxuoso

Habitualmente mais usado na decoração de espaços impessoais como hotéis, restaurantes, empresas e outros, este tema tem sido preferido por casais jovens adultos para conferir sofisticação à casa, já que encaixa na perfeição com a estética da arquitetura contemporânea. A decoração faz-se no jogo das cores preto, vermelho, dourado ou prateado (deve escolher no máximo três) e no contraste de peças brilhantes e mate.

 

Qualquer que seja o tema escolhido para decorar a sua casa, é importante que transmita a sua personalidade e que torne o ambiente convidativo.

Se gostou destas tendências, mas não sabe como aplicá-las ao certo na decoração da sua casa, então fale já com o nosso Gabinete – a nossa equipa de decoradores vai ajudar com dicas criativas só para SI.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023:

 

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
16 Fevereiro 2023

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram obtidos de inquéritos realizados junto dos consumidores e dos vários setores económicos, como o comércio e serviços, a indústria transformadora, e construção e obras públicas.

Contrariando a tendência de evolução negativa registada em setembro, outubro e novembro de 2023, mês em que os índices desceram para valores tão baixos quanto os do início da pandemia em 2020, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentam.

 

Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
13 Fevereiro 2023

Será ainda em fevereiro de 2023 que o Governo vai apresentar ao Parlamento a nova Lei da Habitação que, segundo o Primeiro-Ministro, será um dos mecanismos de resposta ao problema da habitação em Portugal – a falta de casas a preços acessíveis às famílias. O novo diploma junta-se, assim, aos recém-criados Ministério da Habitação e Programa Nacional de Habitação, e às estratégicas locais de habitação.