Tendências para o Natal 2022

15 Dezembro 2022

Ninguém fica indiferente a esta quadra que materializa o amor e a fraternidade entre os homens, e todos fazem questão de manter vivas as tradições e os costumes, qualquer que seja a região do mundo. É na gastronomia e na decoração que mais e melhor se manifesta o espírito do Natal.

 

E se na gastronomia é conveniente seguir à risca as receitas tradicionais para aconchego da alma, já na decoração há espaço para conciliar a tradição com abordagens mais atuais que incentivam o DIY e que resultam em ambientes trendy que nos envolvem. A decoração permite ainda dar largas à imaginação e imprimir um toque muito pessoal à casa que irá surpreender amigos e familiares.

Para este ano, há quatro grandes temas na decoração dos espaços – opte por um deles e inclua aqueles detalhes pessoais que vão fazer toda a diferença.

 

Os elementos da natureza e a reciclagem de materiais

O tema da natureza é uma tendência que, desde há um par de anos, vem sendo trabalhado por designers, criadores e artistas, decoradores e arquitetos – a natureza como fonte de inspiração para recriar ambientes idílicos e naïves. Para tal, aposta-se na reciclagem de materiais e na recolha de elementos naturais, como folhas e pequenos ramos, pinhas, bagas. A palete cromática assenta nos tons das florestas coníferas: os verdes profundos, os azuis e vermelhos densos das bagas, os castanhos e, claro, o branco da neve.

 

A estética romântica e poética

O romantismo e a poesia são fonte de inspiração para as decorações do Natal 2022, apostando-se em linhas, texturas e elementos delicados, nos tons suaves das cores cinza e verde em contraste com a vivacidade dos tons sombreados de branco, vermelho e azul.

 

O Natal clássico

A estética clássica e conservadora é intemporal e adequa-se tanto aos espaços rústicos como aos sofisticados, já neste tema o enfoque vai para as tradições familiares, para os usos e costumes mantidos ao longo das gerações. A atmosfera do Natal clássico pede uma decoração assente nas cores básicas verde, vermelho e azul, nos brilhos prateados e dourados, no uso de peças de família como loiça de porcelana e cristal, jarrões, presépios e decorações da árvore antigos.

 

O Natal luxuoso

Habitualmente mais usado na decoração de espaços impessoais como hotéis, restaurantes, empresas e outros, este tema tem sido preferido por casais jovens adultos para conferir sofisticação à casa, já que encaixa na perfeição com a estética da arquitetura contemporânea. A decoração faz-se no jogo das cores preto, vermelho, dourado ou prateado (deve escolher no máximo três) e no contraste de peças brilhantes e mate.

 

Qualquer que seja o tema escolhido para decorar a sua casa, é importante que transmita a sua personalidade e que torne o ambiente convidativo.

Se gostou destas tendências, mas não sabe como aplicá-las ao certo na decoração da sua casa, então fale já com o nosso Gabinete – a nossa equipa de decoradores vai ajudar com dicas criativas só para SI.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.

Governo aprova novas medidas para a habitação
Governo aprova novas medidas para a habitação
29 Maio 2024

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, o Governo aprovou várias medidas relacionadas com a habitação, maioritariamente destinadas aos jovens. Veja aqui o que muda.

Algumas das medidas aprovadas foram a reforma do IRS Jovem, a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação, para jovens até aos 35 anos, a garantia pública para a compra de casa e uma mudança estrutural no programa de apoio ao arrendamento Porta 65.

Isenção de IMT e Imposto do Selo