Tendências para o Natal 2022

15 Dezembro 2022

Ninguém fica indiferente a esta quadra que materializa o amor e a fraternidade entre os homens, e todos fazem questão de manter vivas as tradições e os costumes, qualquer que seja a região do mundo. É na gastronomia e na decoração que mais e melhor se manifesta o espírito do Natal.

E se na gastronomia é conveniente seguir à risca as receitas tradicionais para aconchego da alma, já na decoração há espaço para conciliar a tradição com abordagens mais atuais que incentivam o DIY e que resultam em ambientes trendy que nos envolvem. A decoração permite ainda dar largas à imaginação e imprimir um toque muito pessoal à casa que irá surpreender amigos e familiares.

Para este ano, há quatro grandes temas na decoração dos espaços – opte por um deles e inclua aqueles detalhes pessoais que vão fazer toda a diferença.

Os elementos da natureza e a reciclagem de materiais

O tema da natureza é uma tendência que, desde há um par de anos, vem sendo trabalhado por designers, criadores e artistas, decoradores e arquitetos – a natureza como fonte de inspiração para recriar ambientes idílicos e naïves. Para tal, aposta-se na reciclagem de materiais e na recolha de elementos naturais, como folhas e pequenos ramos, pinhas, bagas. A palete cromática assenta nos tons das florestas coníferas: os verdes profundos, os azuis e vermelhos densos das bagas, os castanhos e, claro, o branco da neve.

A estética romântica e poética

O romantismo e a poesia são fonte de inspiração para as decorações do Natal 2022, apostando-se em linhas, texturas e elementos delicados, nos tons suaves das cores cinza e verde em contraste com a vivacidade dos tons sombreados de branco, vermelho e azul.

O Natal clássico

A estética clássica e conservadora é intemporal e adequa-se tanto aos espaços rústicos como aos sofisticados, já neste tema o enfoque vai para as tradições familiares, para os usos e costumes mantidos ao longo das gerações. A atmosfera do Natal clássico pede uma decoração assente nas cores básicas verde, vermelho e azul, nos brilhos prateados e dourados, no uso de peças de família como loiça de porcelana e cristal, jarrões, presépios e decorações da árvore antigos.

O Natal luxuoso

Habitualmente mais usado na decoração de espaços impessoais como hotéis, restaurantes, empresas e outros, este tema tem sido preferido por casais jovens adultos para conferir sofisticação à casa, já que encaixa na perfeição com a estética da arquitetura contemporânea. A decoração faz-se no jogo das cores preto, vermelho, dourado ou prateado (deve escolher no máximo três) e no contraste de peças brilhantes e mate.

Qualquer que seja o tema escolhido para decorar a sua casa, é importante que transmita a sua personalidade e que torne o ambiente convidativo.

Se gostou destas tendências, mas não sabe como aplicá-las ao certo na decoração da sua casa, então fale já com o nosso Gabinete – a nossa equipa de decoradores vai ajudar com dicas criativas só para SI.

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
26 Janeiro 2023

Mudar de casa é um misto de entusiasmo e de dor de cabeça: por um lado, deseja-se o momento de estar na casa nova, a desfrutar do aconchego do lar; por outro, instala-se a ansiedade de ter tanta coisa para tratar e de ter despesas extras.

No que toca às despesas, temos 3 dicas eficazes que vão contribuir para reduzir os custos, ajudar no orçamento familiar e até aliviar parte da ansiedade que é normal sentir-se.

Terrenos são tendência de investimento
Terrenos são tendência de investimento
24 Janeiro 2023

Se a pandemia de Covid-19 e os consequentes confinamentos vieram despoletar a procura por terrenos rústicos e urbanos, o regresso à normalidade não abrandou a tendência e são cada vez mais as pessoas que optam por investir neste tipo de imóveis. É o reflexo de uma viragem no paradigma de vida e nos hábitos de consumo. Saiba porquê.

Casas passivas: consumir menos, viver melhor
Casas passivas: consumir menos, viver melhor
19 Janeiro 2023

A casa passiva é um conceito que nasceu na Alemanha, na década de 1980, mas que hoje em dia está difundido a nível global e graças às vantagens que aporta às famílias, à sociedade e ao planeta. De facto, a Passivhaus, palavra alemão que designa a casa passiva, oferece níveis elevados de conforto térmico, de qualidade do ar e ambiente interior, e de poupança energética. E apesar de se chamarem «casas», o termo designa as várias edificações ecológicas construídas de acordo com este conceito.

Afinal, o que são as casas passivas e que vantagens são estas? É o que vamos ver.

Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
12 Janeiro 2023

É cada mais recorrente procurar o aconselhamento de especialistas na área financeira para fazer uma gestão consciente e sustentável das finanças da família, nomeadamente das suas poupanças: conhecer soluções de investimento (onde, no quê e quando investir) e soluções de financiamento, como o crédito pessoal, o crédito para construir casa própria, o crédito para obras e, claro, o crédito habitação. E porquê?

Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
6 Janeiro 2023

Consequência direta da subida das taxas Euribor é o aumento das prestações dos empréstimos contraídos ou a contratar para aquisição de habitação. Para as famílias isto significa um aumento da taxa de esforço que vem desequilibrar o orçamento familiar e que, dado o atual contexto económico, coloca em stress financeiro os agregados familiares que já pagam o empréstimo da casa como aqueles que pretendem comprar casa com recurso ao crédito habitação.

Então, o que fazer para fazer face às despesas e continuar a pagar a prestação da casa sem colocar em risco as finanças da família?