As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa

17 Junho 2022

Já ninguém nega que a adoção das novas tecnologias pelos vários setores da economia veio revolucionar a forma como as empresas e as entidades públicas se relacionam com clientes, parceiros e contribuintes. O setor imobiliário não ficou indiferente e o resultado está no surgimento das Proptech.

O que são as Proptech?

Proptech é a abreviatura do termo inglês property technology que designa as empresas do setor imobiliário e construção que incorporam a tecnologia digital no seu modelo de negócio.

Grandemente impulsionada pela pandemia Covid-19, a adoção da tecnologia digital transformou o paradigma das relações comerciais, do trabalho e dos serviços, que deixaram de ser executados exclusivamente de forma presencial para serem desenvolvidos também online. E se antes da pandemia entidades, empresas e consumidores já podiam vender, comprar e fazer pagamentos online, a verdade é que as operações financeiras e as transações tornaram-se mais seguras e transparentes, e tratar de assuntos ficou mais conveniente e rápido.

O papel das Proptech na compra e venda de casa

No setor imobiliário, esta "revolução" está a ser feita pelas Proptech cuja inovação implementada já permite realizar online e de forma simples, prática e segura:

Tudo isto e muito mais é possível devido a tecnologias muito específicas usadas pelas Proptech, a saber:

  • a blockchain, que possibilita realizar transações imobiliárias de forma simples e segura;
  • a IoT, abreviatura de Internet of Things, que confere características de inteligência artificial a qualquer objeto presente num imóvel;
  • as criptomoedas, que possibilitam as transações internacionais;
  • a geolocalização, que possibilita analisar imóveis com mais detalhe, já que fornece várias características do local, incluindo pontos de interesse, e dados de construção;
  • a Big Data, que recolhe todo o tipo de informação que possibilita identificar tendências e hábitos de consumo, e desejos e necessidades dos utilizadores/clientes;
  • os drones, que fornecem a vista panorâmica de um local ou imóvel, seja vídeo ou fotografia;
  • a realidade aumentada e virtual, que possibilita visualizar as edificações antes de serem construídas.

Para quem pretende vender, comprar ou construir casa nova, ter o apoio de uma Proptech como a nossa é fundamental para encontrar a solução ideal para si e para a sua família – fale já com nosso Gabinete online, somos peritos no setor imobiliário e construção, e vamos ajudá-lo a concretizar o seu sonho de forma planeada e sem imprevistos.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
21 Setembro 2022

No léxico do setor imobiliário, a palavra "área" está associada a um conjunto de conceitos ligeiramente diferentes entre si, reflexo do leque de especialidades envolvidas – desde a arquitetura e as suas vertentes, passando pelo urbanismo e as engenharias, até à mediação imobiliária.

Por se tratar de um dos termos mais usados neste setor, é alvo de inúmeras confusões quanto ao seu significado – e para quem não trabalha no ramo nem está familiarizado com o vocabulário, é mais do que natural ter dúvidas.

Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
31 Agosto 2022

À partida, a fiscalização e o acompanhamento de obras parecem tarefas que qualquer pessoa sabe ou pode fazer, sem necessidade de ser devidamente habilitado para tal. Mas não é assim, e em todas as etapas do projeto de arquitetura as atividades têm de ser constantemente verificadas, das mais simples às mais complexas e de especialidade, para evitar colocar em risco a segurança e saúde das pessoas e para garantir o cumprimento das normas.

Obra embargada: o que é e o que fazer?
Obra embargada: o que é e o que fazer?
25 Agosto 2022

A suspensão dos trabalhos de construção de uma casa (ou outro tipo de edificação) pelas devidas autoridades é uma situação que pode apanhar de surpresa qualquer pessoa, sem saber por que motivo tal aconteceu nem o que fazer para desembargar a obra. Se pretende construir moradia nova, ou reabilitar ou melhorar uma casa mais antiga, como prevenir ter a obra embargada.

As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
17 Junho 2022

São o futuro e começam já a determinar o modo como consumidores e agentes do setor imobiliário se relacionam, como compram e vendem imóveis, ou como projetam a construção da sua casa nova. Saiba porquê e que impacte as Proptech têm no mercado.