A Open House Porto está de regresso, é a 7ª edição

7 Abril 2022

É a sétima edição da iniciativa organizada e produzida pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, e que faz parte do Open House Worlwide, um evento internacional que promove, a nível global, a arquitetura e a ligação entre as pessoas e os edifícios.

A Open House Porto, o festival de arquitetura

A Open House Porto mais não é do que um roteiro de espaços de valor arquitetónico e cultural selecionados por especialistas em História e em Arquitetura, e dirigido ao público em geral como forma de explorar e conhecer as cidades e a sua arquitetura.

Do roteiro fazem parte espaços interiores e exteriores, que serão visitados pelo público na companhia de especialistas. As visitas são gratuitas, sem necessidade de marcação prévia (existe um horário definido para cada uma) e sem itinerário obrigatório, isto é, cada pessoa visita o que quer e quando quiser.

A curadoria desta 7ª edição está a cargo da arquiteta Graça e do historiador Joel Cleto, a dupla que pensou no roteiro como uma forma de levar as pessoas a sair de casa e a reencontrar a sua cidade, a entendê-la como uma "casa coletiva" – uma ideia que faz ainda mais sentido depois de dois anos de pandemia e consequentes confinamentos em casa.

Quando, onde e como vai acontecer a edição de 2022?

A Open House Porto vai decorrer nos dias 2 e 3 de julho nas cidades de Gaia, da Maia, de Matosinhos e do Porto, mas ainda não é pública a lista dos locais selecionados. De acordo com a organização, esta informação estará disponível durante o mês de junho, no website do evento.

As entradas nos espaços serão gratuitas e dentro dos horários estabelecidos, em visitas que podem ser livres e sem formação de grupo, em visitas de grupo acompanhadas por voluntários da Open House Porto, ou em visitas de grupo acompanhadas e comentadas por um especialista convidado ou pelo autor do projeto de arquitetura.

Atividades paralelas

A par daquele roteiro, há ainda as atividades dos Programa Caleidoscópio e Programa Plus, também estes disponíveis para consulta a partir do mês de junho, no website do evento.

A edição deste ano da Open House Porto tem como parceiros as câmaras municipais da Maia, de Matosinhos, de Gaia e do Porto, e envolve um conjunto alargado de entidades, como a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Fundação Serra Henriques, o Metro do Porto, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Turismo do Porto e do Norte de Portugal, a ACAPO, a Companhia Instável e a Hands on Discover.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.