A Open House Porto está de regresso, é a 7ª edição

7 Abril 2022

É a sétima edição da iniciativa organizada e produzida pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, e que faz parte do Open House Worlwide, um evento internacional que promove, a nível global, a arquitetura e a ligação entre as pessoas e os edifícios.

A Open House Porto, o festival de arquitetura

A Open House Porto mais não é do que um roteiro de espaços de valor arquitetónico e cultural selecionados por especialistas em História e em Arquitetura, e dirigido ao público em geral como forma de explorar e conhecer as cidades e a sua arquitetura.

Do roteiro fazem parte espaços interiores e exteriores, que serão visitados pelo público na companhia de especialistas. As visitas são gratuitas, sem necessidade de marcação prévia (existe um horário definido para cada uma) e sem itinerário obrigatório, isto é, cada pessoa visita o que quer e quando quiser.

A curadoria desta 7ª edição está a cargo da arquiteta Graça e do historiador Joel Cleto, a dupla que pensou no roteiro como uma forma de levar as pessoas a sair de casa e a reencontrar a sua cidade, a entendê-la como uma "casa coletiva" – uma ideia que faz ainda mais sentido depois de dois anos de pandemia e consequentes confinamentos em casa.

Quando, onde e como vai acontecer a edição de 2022?

A Open House Porto vai decorrer nos dias 2 e 3 de julho nas cidades de Gaia, da Maia, de Matosinhos e do Porto, mas ainda não é pública a lista dos locais selecionados. De acordo com a organização, esta informação estará disponível durante o mês de junho, no website do evento.

As entradas nos espaços serão gratuitas e dentro dos horários estabelecidos, em visitas que podem ser livres e sem formação de grupo, em visitas de grupo acompanhadas por voluntários da Open House Porto, ou em visitas de grupo acompanhadas e comentadas por um especialista convidado ou pelo autor do projeto de arquitetura.

Atividades paralelas

A par daquele roteiro, há ainda as atividades dos Programa Caleidoscópio e Programa Plus, também estes disponíveis para consulta a partir do mês de junho, no website do evento.

 

A edição deste ano da Open House Porto tem como parceiros as câmaras municipais da Maia, de Matosinhos, de Gaia e do Porto, e envolve um conjunto alargado de entidades, como a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Fundação Serra Henriques, o Metro do Porto, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Turismo do Porto e do Norte de Portugal, a ACAPO, a Companhia Instável e a Hands on Discover.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.