O Programa Edifícios + Sustentáveis traz mais apoios em 2022

28 Dezembro 2021

Financiado através do Fundo Ambiental, a 2ª fase Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis (PAES) é agora melhorada com o reforço de verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com um conjunto de alterações, das quais se destaca o prolongamento do prazo de entrega das candidaturas até 31 de março de 2022 e a existência de uma fase de pedido de esclarecimentos aos candidatos durante a avaliação das candidaturas.

Estas alterações foram pensadas para que se alcance, de forma mais eficaz e efetiva, os objetivos macro do Programa e têm em vista:

  • alavancar as vantagens do Programa;
  • melhorar a eficácia energética e ambiental das habitações;
  • otimizar o processo de avaliação das candidaturas;
  • aumentar o número de candidaturas elegíveis.

Quais novidades introduzidas ao PAES II?

O Programa de Apoio Edifícios + Sustentáveis contém agora as seguintes novidades:

  • o prolongamento do prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo até às 23h59 do dia 31 de março de 2022 ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação;
  • o reforço da dotação do PAES II em 15 milhões de euros, passando para uma dotação global de 45 milhões de euros em 2021;
  • a alteração do limite máximo de despesas elegíveis para a tipologia 2, cujas taxas de comparticipação e limites podem ser consultados na tabela aqui;
  • a alteração da redação da tipologia 2, permitindo a utilização de outros materiais além dos de base natural, com uma comparticipação inferior; consulte aqui as tipologias;
  • a inclusão de uma etapa de pedido de esclarecimentos e/ou elementos complementares ao candidato, por uma única vez.

A melhoria significativa do desempenho energético e ambiental dos edifícios vai impactar positivamente as famílias – mais conforto, menos consumos e mais poupanças.

Se está a pensar construir casa nova e ainda não preparou a sua candidatura ao PAES, não espere mais e converse com a equipa responsável pelo projeto, ou contacte já o nosso Gabinete técnico.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
21 Setembro 2022

No léxico do setor imobiliário, a palavra "área" está associada a um conjunto de conceitos ligeiramente diferentes entre si, reflexo do leque de especialidades envolvidas – desde a arquitetura e as suas vertentes, passando pelo urbanismo e as engenharias, até à mediação imobiliária.

Por se tratar de um dos termos mais usados neste setor, é alvo de inúmeras confusões quanto ao seu significado – e para quem não trabalha no ramo nem está familiarizado com o vocabulário, é mais do que natural ter dúvidas.

Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
31 Agosto 2022

À partida, a fiscalização e o acompanhamento de obras parecem tarefas que qualquer pessoa sabe ou pode fazer, sem necessidade de ser devidamente habilitado para tal. Mas não é assim, e em todas as etapas do projeto de arquitetura as atividades têm de ser constantemente verificadas, das mais simples às mais complexas e de especialidade, para evitar colocar em risco a segurança e saúde das pessoas e para garantir o cumprimento das normas.

Obra embargada: o que é e o que fazer?
Obra embargada: o que é e o que fazer?
25 Agosto 2022

A suspensão dos trabalhos de construção de uma casa (ou outro tipo de edificação) pelas devidas autoridades é uma situação que pode apanhar de surpresa qualquer pessoa, sem saber por que motivo tal aconteceu nem o que fazer para desembargar a obra. Se pretende construir moradia nova, ou reabilitar ou melhorar uma casa mais antiga, como prevenir ter a obra embargada.

As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
17 Junho 2022

São o futuro e começam já a determinar o modo como consumidores e agentes do setor imobiliário se relacionam, como compram e vendem imóveis, ou como projetam a construção da sua casa nova. Saiba porquê e que impacte as Proptech têm no mercado.