O Programa Edifícios + Sustentáveis traz mais apoios em 2022

28 Dezembro 2021

Financiado através do Fundo Ambiental, a 2ª fase Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis (PAES) é agora melhorada com o reforço de verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com um conjunto de alterações, das quais se destaca o prolongamento do prazo de entrega das candidaturas até 31 de março de 2022 e a existência de uma fase de pedido de esclarecimentos aos candidatos durante a avaliação das candidaturas.

Estas alterações foram pensadas para que se alcance, de forma mais eficaz e efetiva, os objetivos macro do Programa e têm em vista:

  • alavancar as vantagens do Programa;
  • melhorar a eficácia energética e ambiental das habitações;
  • otimizar o processo de avaliação das candidaturas;
  • aumentar o número de candidaturas elegíveis.

Quais novidades introduzidas ao PAES II?

O Programa de Apoio Edifícios + Sustentáveis contém agora as seguintes novidades:

  • o prolongamento do prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo até às 23h59 do dia 31 de março de 2022 ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação;
  • o reforço da dotação do PAES II em 15 milhões de euros, passando para uma dotação global de 45 milhões de euros em 2021;
  • a alteração do limite máximo de despesas elegíveis para a tipologia 2, cujas taxas de comparticipação e limites podem ser consultados na tabela aqui;
  • a alteração da redação da tipologia 2, permitindo a utilização de outros materiais além dos de base natural, com uma comparticipação inferior; consulte aqui as tipologias;
  • a inclusão de uma etapa de pedido de esclarecimentos e/ou elementos complementares ao candidato, por uma única vez.

A melhoria significativa do desempenho energético e ambiental dos edifícios vai impactar positivamente as famílias – mais conforto, menos consumos e mais poupanças.

Se está a pensar construir casa nova e ainda não preparou a sua candidatura ao PAES, não espere mais e converse com a equipa responsável pelo projeto, ou contacte já o nosso Gabinete técnico.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Já se candidatou ao Vale Eficiência?
Já se candidatou ao Vale Eficiência?
28 Novembro 2023

Já conhece o apoio Vale Eficiência? Sabe do que se trata e quem tem direito?

Este apoio é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 104 milhões de euros, e tem como intuito entregar 100 000 vales a famílias economicamente vulneráveis e que habitem em edifícios em situação de pobreza energética.

Este vales podem ser utilizados para investir na melhoria do conforto térmico das habitações através da realização de intervenções na envolvente ou da substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes.

Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
8 Novembro 2023

Num mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a conservação de recursos, a eficiência energética em imóveis tornou-se uma questão central. A nossa casa é onde passamos a maior parte do tempo, e é também onde consumimos a maior parte da energia. Portanto, tornar a nossa casa mais eficiente em termos de energia não só beneficia o ambiente, mas também a nossa carteira.

Já conhece as novas medidas do programa Mais Habitação?
Já conhece as novas medidas do programa Mais Habitação?
13 Outubro 2023

No mês passado, foram aprovadas novas medidas relacionadas com o programa Mais Habitação.

Estas medidas têm como objetivo ajudar as famílias a combater o cenário económico-financeiro provocado pela política do Banco Central Europeu (BCE), que, ainda no mês passado, voltou a subir as taxas de juros diretoras.

Com isso em mente, foram criadas mais três medidas, que se juntam agora às já aprovadas e instituídas. 

Redução e fixação da prestação do crédito habitação

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023: