O Programa Edifícios + Sustentáveis traz mais apoios em 2022

28 Dezembro 2021

Financiado através do Fundo Ambiental, a 2ª fase Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis (PAES) é agora melhorada com o reforço de verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com um conjunto de alterações, das quais se destaca o prolongamento do prazo de entrega das candidaturas até 31 de março de 2022 e a existência de uma fase de pedido de esclarecimentos aos candidatos durante a avaliação das candidaturas.

Estas alterações foram pensadas para que se alcance, de forma mais eficaz e efetiva, os objetivos macro do Programa e têm em vista:

  • alavancar as vantagens do Programa;
  • melhorar a eficácia energética e ambiental das habitações;
  • otimizar o processo de avaliação das candidaturas;
  • aumentar o número de candidaturas elegíveis.

Quais novidades introduzidas ao PAES II?

O Programa de Apoio Edifícios + Sustentáveis contém agora as seguintes novidades:

  • o prolongamento do prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo até às 23h59 do dia 31 de março de 2022 ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação;
  • o reforço da dotação do PAES II em 15 milhões de euros, passando para uma dotação global de 45 milhões de euros em 2021;
  • a alteração do limite máximo de despesas elegíveis para a tipologia 2, cujas taxas de comparticipação e limites podem ser consultados na tabela aqui;
  • a alteração da redação da tipologia 2, permitindo a utilização de outros materiais além dos de base natural, com uma comparticipação inferior; consulte aqui as tipologias;
  • a inclusão de uma etapa de pedido de esclarecimentos e/ou elementos complementares ao candidato, por uma única vez.

A melhoria significativa do desempenho energético e ambiental dos edifícios vai impactar positivamente as famílias – mais conforto, menos consumos e mais poupanças.

Se está a pensar construir casa nova e ainda não preparou a sua candidatura ao PAES, não espere mais e converse com a equipa responsável pelo projeto, ou contacte já o nosso Gabinete técnico.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.