Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação

13 Fevereiro 2023

Será ainda em fevereiro de 2023 que o Governo vai apresentar ao Parlamento a nova Lei da Habitação que, segundo o Primeiro-Ministro, será um dos mecanismos de resposta ao problema da habitação em Portugal – a falta de casas a preços acessíveis às famílias. O novo diploma junta-se, assim, aos recém-criados Ministério da Habitação e Programa Nacional de Habitação, e às estratégicas locais de habitação.

 

De acordo com o António Costa, a nova legislação vai contribuir para que o mercado imobiliário disponibilize imóveis destinados à habitação a preços acessível ao implementar medidas que incentivem a construção e o arrendamento.

 

Que medidas estão previstas?

A proposta da nova Lei da Habitação assenta em três eixos:

  • na disponibilização de terrenos para a construção de habitação pública;
  • em incentivos aos promotores imobiliários concedidos através de benefícios fiscais;
  • em incentivos aos proprietários para disponibilizarem imóveis no mercado de arrendamento.

O objetivo é responder ao grave problema que é a falta de habitação acessível em Portugal, uma situação comum a outros países europeus e que está a impossibilitar os jovens de terem o seu próprio lar e de constituírem família.

Só depois de apresentada e discutida em Assembleia da República é que se saberá em concreto de que forma o Governo pretende acionar aqueles três eixos. As medidas da nova Lei da Habitação serão suportadas pelos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) cujo valor total destinado à habitação é de 2.700 milhões de euros.

 

Se tem terreno para construir ou se é proprietário de um imóvel que pensa arrendar, a aprovação da nova Lei da Habitação pode abrir novas possibilidades, por isso, esta é a altura de falar já connosco. Na Soluções Ideais somos especialistas nas áreas da construção e projeto, e na mediação imobiliária. A operar no setor há 20 anos, o grupo Soluções Ideais foi eleito Melhor Marca do Ano e conquista a preferência dos consumidores.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Governo aprova novas medidas para a habitação
Governo aprova novas medidas para a habitação
29 Maio 2024

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, o Governo aprovou várias medidas relacionadas com a habitação, maioritariamente destinadas aos jovens. Veja aqui o que muda.

Algumas das medidas aprovadas foram a reforma do IRS Jovem, a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação, para jovens até aos 35 anos, a garantia pública para a compra de casa e uma mudança estrutural no programa de apoio ao arrendamento Porta 65.

Isenção de IMT e Imposto do Selo

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente?