Euribor: como influencia a prestação da casa?

30 Março 2022

A Euribor tornou-se, desde há mais de duas décadas, o valor de referência da taxa de juros aplicada aos financiamentos a crédito que utilizam taxa variável, em Portugal e na Europa. É com base neste indexante que se calcula o valor da prestação da casa, do carro, do crédito para obras ou de outro.

O que é a Euribor e para que serve?

Euribor é a abreviatura de European Interbank Offered Rate e é uma taxa de referência baseada na média dos juros praticados por um conjunto de 52 bancos da zona euro e que são aplicados aos empréstimos concedidos entre si.

A Euribor foi criada a 1 de janeiro de 1999, exatamente aquando da moeda única europeia – o Euro – com a finalidade de uniformizar a taxa de juro aplicada aos financiamentos que aqueles bancos pretendiam concretizar entre si.

Desde então, a Euribor passou a ser o indexante usado pela maioria das entidades de crédito e bancos nos empréstimos concedidos que utilizam a taxa variável e em vários produtos financeiros, como contas poupança, certificados do tesouro e outros.

Como se calcula a Euribor?

Fixado pela Federação Europeia de Bancos, o valor Euribor é calculado diariamente a partir da média das taxas de juro daqueles 52 bancos europeus, excluindo-se 15% das taxas mais elevadas e 15% das mais baixas. Este valor Euribor é definido para vários prazos, desde uma semana a 12 meses.

Como a Euribor afeta a prestação da casa?

Uma vez que a Euribor é calculada diariamente, o seu valor está em constante oscilação e, portanto, as taxas de juro dos empréstimos que se indexarem à Euribor vão ter também subidas e descidas que podem acontecer trimestralmente, semestralmente ou anualmente, consoante o prazo definido no contrato do empréstimo.

Assim, e consoante a tendência da Euribor, no caso dos créditos à habitação que utilizem a taxa variável, o valor da prestação da casa pode subir ou descer.

Se está a pensar comprar casa ou terreno para construir recorrendo a financiamento, faça já uma simulação connoscovenha conversar  com a nossa equipa. Somos experientes no setor imobiliário e peritos a planear projetos de A a Z. Em conjunto consigo, vamos encontrar a solução ideal para si e para a sua família.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.