Escritura da casa já se pode fazer online

14 Abril 2022

A entrada em vigor do Decreto-Lei nº126/2021, no início de abril, veio facilitar e agilizar um leque de processos ao tornar possível a realização online e por videoconferência de termos de autenticação de documentos particulares, de reconhecimentos e de atos autênticos, como a escritura da casa.

Do que se trata o novo serviço online?

O que a lei veio estabelecer e que entrou em vigor em abril de 2022 foi um regime jurídico temporário que permite a realização, através de videoconferência, de atos autênticos, de termos de autenticação de documentos particulares e de reconhecimentos.

A necessidade de comunicar à distância e de encontrar uma alternativa à realização de operações e atos presenciais conduziu à criação e ao desenvolvimento de plataformas digitais que permitem ao setor público disponibilizar aqueles serviços de forma eletrónica, online e através de videoconferência.

Escrituras da casa e outros documentos

Assim, o tipo de serviços que agora se podem praticar online sem, no entanto, prescindir da presença das partes envolvidas são os atos autênticos, termos de autenticação de documentos particulares e reconhecimentos, como por exemplo:

  • autenticação de documentos e reconhecimento de assinaturas;
  • doações;
  • separação ou divórcio por mútuo consentimento;
  • habilitação de herdeiros com ou sem registos;
  • escrituras ou autenticações de contrato de compra e venda, de usufruto, de uso e habitação, de superfície;
  • Serviço Casa Pronta, que permite realizar uma série de procedimentos relativos à aquisição e registo de imóveis, como contratos de mútuo com hipoteca, contratos de financiamento com hipoteca, constituição de propriedade horizontal, etc..

Todo este tipo de atos agora disponível eletronicamente continua a ser feito pelos profissionais com competências e poderes para tal, na observância das formalidades legalmente impostas e com as mesmas garantias de segurança e autenticidade.

A quem se destina?

Estes serviços estão à disposição dos cidadãos, das empresas, de advogados e solicitadores, de notários, e de conservadores e oficiais de registo.

Como fazer a escritura da casa online?

A escritura da casa, o contrato do empréstimo à habitação, ou qualquer outro dos atos acima mencionados, poderão ser feitos à distância através da Plataforma da Justiça, que vai integrar um conjunto de serviços. O acesso será feito mediante autenticação com Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital ou certificado profissional. Todo e qualquer documento necessário à realização da escritura vai ter de ser assinado digitalmente pelas partes.

Se está em pleno processo de compra de casa ou de terreno para construir, estes serviços à distância podem ser do seu interesse – não hesite em aconselhar-se com a equipa responsável pelo projeto da sua casa, ou com especialistas imobiliários, como os da Soluções Ideais.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.