Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa

26 Janeiro 2023

Mudar de casa é um misto de entusiasmo e de dor de cabeça: por um lado, deseja-se o momento de estar na casa nova, a desfrutar do aconchego do lar; por outro, instala-se a ansiedade de ter tanta coisa para tratar e de ter despesas extras.

No que toca às despesas, temos 3 dicas eficazes que vão contribuir para reduzir os custos, ajudar no orçamento familiar e até aliviar parte da ansiedade que é normal sentir-se.

 

Planear com antecedência para gerir custos e imprevistos

Esta é a primeira sugestão de qualquer perito em soluções imobiliárias e em projetos, seja arquitetos ou decoradores e home stylists. Quer tenha muito tempo para se mudar ou um prazo curto (um mês, por exemplo), é sempre bom fazer uma lista do que é necessário para a mudança, desde a escolha dos móveis que levará consigo até à limpeza e arrumação da casa para onde vai morar. Esta lista vai ajudá-lo a organizar a vida familiar de modo a conciliar tanto a rotina diária com as tarefas necessárias à preparação da mudança, como o orçamento familiar com despesas inerentes a esta fase (por exemplo, produtos de limpeza, caixas de arrumação, transportadora).

Assim, quando planifica antecipadamente consegue controlar melhor custos, tempo e eventuais imprevistos que podem significar mais despesas.

 

Vender o que não vai levar para a nova casa para um dinheiro extra

A venda de móveis, de artigos do lar, de eletrodomésticos e utilitários, e de roupa nem sempre é uma opção para quem está a planificar a mudança de casa, mas a verdade é que é uma fonte de ganhos:

  • vai libertar-se daquilo que já não tem uso para si ou que não tem espaço na nova casa;
  • menos bagagem significa menos coisas para empacotar e menos peso para transportar;
  • poupa tempo e dinheiro em material para empacotar e no transporte.

 

Reutilizar caixas e sacos, revistas e panos velhos para poupar dinheiro

Uma das vantagens de planificar a mudança é a de ter tempo para ir juntando revistas, jornais e panos velhos com os quais poderá embrulhar peças decorativas, louças, móveis e outros, e os sacos de compras do supermercado e as caixas grandes de cartão nos quais pode empacotar e transportar as suas coisas.

Assim, em vez de gastar dinheiro na compra de papel e caixas de cartão, peça a amigos, familiares e colegas. Pode ainda pedir embalagens grandes de cartão juntos dos supermercados, nomeadamente, aquelas cujo destino será o contentor azul da reciclagem.

 

Fazer a limpeza e o transporte para poupar dinheiro nestes serviços

Sempre que possível, faça você mesmo a limpeza das casas, tanto daquela que vai deixar como aquela para onde vai morar, e transporte pelos seus meios tudo aquilo que puder. Esta é altura de chamar amigos e família a contribuir – ajudar a transportar e a limpar, emprestar veículos (há sempre um amigo, um tio ou um primo que tem uma carrinha), preparar snacks ou ficar com os miúdos enquanto se faz a mudança. Para além de poupar dinheiro na contratação de empresas de transporte, é ainda uma forma de promover o convívio e o espírito de entreajuda.

 

Se gostou destas dicas, então, veja outras sugestões de poupança que pode começar já a aplicar nas finanças e no dia a dia da família: desde dicas de eficiência energética e de gestão dos gastos da casa, até ao crédito habitação, vamos ajudá-lo nas metas de sustentabilidade.

 

 No que toca ao processo de compra e venda de uma casa, na SI Imobiliária somos especialistas em todas as etapas, incluindo a da contratação de crédito habitação. Mas não ficamos por aqui e vamos também ajudá-lo a instalar-se na sua casa nova – mudanças, home styling e decoração de interiores e exteriores são algumas das áreas em que a nossa equipa SI Projetos tem experiência e formação comprovadas.  Não hesite, fale já connosco.

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.

Governo aprova novas medidas para a habitação
Governo aprova novas medidas para a habitação
29 Maio 2024

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, o Governo aprovou várias medidas relacionadas com a habitação, maioritariamente destinadas aos jovens. Veja aqui o que muda.

Algumas das medidas aprovadas foram a reforma do IRS Jovem, a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação, para jovens até aos 35 anos, a garantia pública para a compra de casa e uma mudança estrutural no programa de apoio ao arrendamento Porta 65.

Isenção de IMT e Imposto do Selo