Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa

26 Janeiro 2023

Mudar de casa é um misto de entusiasmo e de dor de cabeça: por um lado, deseja-se o momento de estar na casa nova, a desfrutar do aconchego do lar; por outro, instala-se a ansiedade de ter tanta coisa para tratar e de ter despesas extras.

No que toca às despesas, temos 3 dicas eficazes que vão contribuir para reduzir os custos, ajudar no orçamento familiar e até aliviar parte da ansiedade que é normal sentir-se.

Planear com antecedência para gerir custos e imprevistos

Esta é a primeira sugestão de qualquer perito em soluções imobiliárias e em projetos, seja arquitetos ou decoradores e home stylists. Quer tenha muito tempo para se mudar ou um prazo curto (um mês, por exemplo), é sempre bom fazer uma lista do que é necessário para a mudança, desde a escolha dos móveis que levará consigo até à limpeza e arrumação da casa para onde vai morar. Esta lista vai ajudá-lo a organizar a vida familiar de modo a conciliar tanto a rotina diária com as tarefas necessárias à preparação da mudança, como o orçamento familiar com despesas inerentes a esta fase (por exemplo, produtos de limpeza, caixas de arrumação, transportadora).

Assim, quando planifica antecipadamente consegue controlar melhor custos, tempo e eventuais imprevistos que podem significar mais despesas.

Vender o que não vai levar para a nova casa para um dinheiro extra

A venda de móveis, de artigos do lar, de eletrodomésticos e utilitários, e de roupa nem sempre é uma opção para quem está a planificar a mudança de casa, mas a verdade é que é uma fonte de ganhos:

  • vai libertar-se daquilo que já não tem uso para si ou que não tem espaço na nova casa;
  • menos bagagem significa menos coisas para empacotar e menos peso para transportar;
  • poupa tempo e dinheiro em material para empacotar e no transporte.

Reutilizar caixas e sacos, revistas e panos velhos para poupar dinheiro

Uma das vantagens de planificar a mudança é a de ter tempo para ir juntando revistas, jornais e panos velhos com os quais poderá embrulhar peças decorativas, louças, móveis e outros, e os sacos de compras do supermercado e as caixas grandes de cartão nos quais pode empacotar e transportar as suas coisas.

Assim, em vez de gastar dinheiro na compra de papel e caixas de cartão, peça a amigos, familiares e colegas. Pode ainda pedir embalagens grandes de cartão juntos dos supermercados, nomeadamente, aquelas cujo destino será o contentor azul da reciclagem.

Fazer a limpeza e o transporte para poupar dinheiro nestes serviços

Sempre que possível, faça você mesmo a limpeza das casas, tanto daquela que vai deixar como aquela para onde vai morar, e transporte pelos seus meios tudo aquilo que puder. Esta é altura de chamar amigos e família a contribuir – ajudar a transportar e a limpar, emprestar veículos (há sempre um amigo, um tio ou um primo que tem uma carrinha), preparar snacks ou ficar com os miúdos enquanto se faz a mudança. Para além de poupar dinheiro na contratação de empresas de transporte, é ainda uma forma de promover o convívio e o espírito de entreajuda.

Se gostou destas dicas, então, veja outras sugestões de poupança que pode começar já a aplicar nas finanças e no dia a dia da família: desde dicas de eficiência energética e de gestão dos gastos da casa, até ao crédito habitação, vamos ajudá-lo nas metas de sustentabilidade.

 No que toca ao processo de compra e venda de uma casa, na SI Imobiliária somos especialistas em todas as etapas, incluindo a da contratação de crédito habitação. Mas não ficamos por aqui e vamos também ajudá-lo a instalar-se na sua casa nova – mudanças, home styling e decoração de interiores e exteriores são algumas das áreas em que a nossa equipa SI Projetos tem experiência e formação comprovadas.  Não hesite, fale já connosco.

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023:

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
16 Fevereiro 2023

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram obtidos de inquéritos realizados junto dos consumidores e dos vários setores económicos, como o comércio e serviços, a indústria transformadora, e construção e obras públicas.

Contrariando a tendência de evolução negativa registada em setembro, outubro e novembro de 2023, mês em que os índices desceram para valores tão baixos quanto os do início da pandemia em 2020, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentam.

Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
13 Fevereiro 2023

Será ainda em fevereiro de 2023 que o Governo vai apresentar ao Parlamento a nova Lei da Habitação que, segundo o Primeiro-Ministro, será um dos mecanismos de resposta ao problema da habitação em Portugal – a falta de casas a preços acessíveis às famílias. O novo diploma junta-se, assim, aos recém-criados Ministério da Habitação e Programa Nacional de Habitação, e às estratégicas locais de habitação.

Novas regras no setor imobiliário em 2023
Novas regras no setor imobiliário em 2023
9 Fevereiro 2023

No que diz respeito ao setor imobiliário, a entrada em vigor da Lei do Orçamento de Estado para 2023 (OE 2023) traz consigo alterações e novas medidas ao Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), e dizem respeito à compra e venda, à revenda e à permuta de imóveis, ao alojamento local, aos prédio devolutos e degradados, e à nova tributação de criptoativos.