Dicas para criar a sua horta em casa

15 Novembro 2021

A agricultura urbana é uma tendência que veio para ficar e que conquista cada vez mais adetos, tanto por ser encarada como uma atividade mindfulness, como pela vantagem de se poder consumir os nossos próprios vegetais.

Por isso, hoje deixamos algumas dicas para criar a sua horta em casa.

Escolher o local

A maior parte das hortícolas gosta de bastantes horas sol, embora existam algumas que sejam menos exigentes. As melhores exposições solares para as hortas (seja em jardim, terraço, varanda ou pátio) são nascente e poente, com sol de manhã ou de tarde alternado. Se o seu espaço tiver uma exposição norte ou for totalmente ensombrado, opte, por exemplo, por rabanetes, algumas couves, acelgas, manjericão, espinafres, erva-cidreira e rúcula, pois são algumas das que não se importam de estar à sombra.

A área disponível

Não é preciso muito espaço para cultivar algumas hortícolas. Se tiver jardim ou quintal, delimite o espaço que vai utilizar, por uma questão de facilidade de manutenção e organização. Mas não se esqueça de deixar espaço para circulação. Além disso, divida a horta em quatro parcelas para ir fazendo as rotações que são essenciais à boa gestão da horta, por mais pequena que esta seja.

Reserve zona para as sementeiras

Se tiver espaço, reserve um canteiro para as suas sementeiras e coloque uma etiqueta com a data e a espécie. Se não for o caso, utilize tabuleiros ou vasos, é igualmente eficaz.

Rega

No verão, as hortícolas têm de ser regadas todos os dias e, nos picos de calor, às vezes até é aconselhado que o faça pelo menos duas vezes. Se a sua horta for grande, poderá valer a pena investir num sistema de rega. Se não, certifique-se de que tem um ponto de água e uma mangueira perto.

Ferramentas

As ferramentas são essenciais para facilitar as suas tarefas. Consoante a horta, claro, algumas importantes são a enxada para cavar, ancinho, sachola, pás, tesoura de poda, faca de colheira, regador, etc..

As espécies vegetais

Opte por plantar o que gosta, o que come e o que se adapta ao espaço que tem. Plante também flores e aromáticas.

Se gostou destas dicas, sugerimos que leia também as nossas dicas sobre ter plantas em casa ou criar zonas de refeições nos espaços exteriores da habitação.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.