Dicas para criar a sua horta em casa

15 Novembro 2021

A agricultura urbana é uma tendência que veio para ficar e que conquista cada vez mais adetos, tanto por ser encarada como uma atividade mindfulness, como pela vantagem de se poder consumir os nossos próprios vegetais.

Por isso, hoje deixamos algumas dicas para criar a sua horta em casa.

Escolher o local

A maior parte das hortícolas gosta de bastantes horas sol, embora existam algumas que sejam menos exigentes. As melhores exposições solares para as hortas (seja em jardim, terraço, varanda ou pátio) são nascente e poente, com sol de manhã ou de tarde alternado. Se o seu espaço tiver uma exposição norte ou for totalmente ensombrado, opte, por exemplo, por rabanetes, algumas couves, acelgas, manjericão, espinafres, erva-cidreira e rúcula, pois são algumas das que não se importam de estar à sombra.

A área disponível

Não é preciso muito espaço para cultivar algumas hortícolas. Se tiver jardim ou quintal, delimite o espaço que vai utilizar, por uma questão de facilidade de manutenção e organização. Mas não se esqueça de deixar espaço para circulação. Além disso, divida a horta em quatro parcelas para ir fazendo as rotações que são essenciais à boa gestão da horta, por mais pequena que esta seja.

Reserve zona para as sementeiras

Se tiver espaço, reserve um canteiro para as suas sementeiras e coloque uma etiqueta com a data e a espécie. Se não for o caso, utilize tabuleiros ou vasos, é igualmente eficaz.

Rega

No verão, as hortícolas têm de ser regadas todos os dias e, nos picos de calor, às vezes até é aconselhado que o faça pelo menos duas vezes. Se a sua horta for grande, poderá valer a pena investir num sistema de rega. Se não, certifique-se de que tem um ponto de água e uma mangueira perto.

Ferramentas

As ferramentas são essenciais para facilitar as suas tarefas. Consoante a horta, claro, algumas importantes são a enxada para cavar, ancinho, sachola, pás, tesoura de poda, faca de colheira, regador, etc..

As espécies vegetais

Opte por plantar o que gosta, o que come e o que se adapta ao espaço que tem. Plante também flores e aromáticas.

Se gostou destas dicas, sugerimos que leia também as nossas dicas sobre ter plantas em casa ou criar zonas de refeições nos espaços exteriores da habitação.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.

ALOJAMENTO LOCAL – quais são os benefícios de mudar a casa para o mercado do arrendamento permanente?
ALOJAMENTO LOCAL – quais são os benefícios de mudar a casa para o mercado do arrendamento permanente?
14 Março 2024

O investimento no Alojamento Local (AL) contribuiu para a reabilitação urbana, mas acabou por baixar o número de casas disponíveis para arrendar como habitação permanente.

Por isso, foram incluídas medidas no "Mais Habitação" que impõem regras ao licenciamento, exploração e afetação do AL e incentivam os proprietários a colocarem as casas no mercado do arrendamento habitacional.