Crédito à habitação: como ter aprovação e comprar casa nova

2 Agosto 2022

Para quem pretende comprar ou construir casa recorrendo ao financiamento, a aprovação do crédito à habitação pela instituição de crédito ou do banco é essencial para avançar com o processo de compra e venda.

1- Apresentar toda a documentação necessária

Este é, sem dúvida, o primeiro passo para garantir que o processo de financiamento a crédito seja analisado o mais célere possível, evitando atrasos consequentes da falta de documentos, e contribuir para a sua aprovação. O seu gestor SI Crédito é a pessoa ideal para indicar-lhe quais os documentos necessários e ajudá-lo a reuni-los para entregar aquando do pedido de empréstimo.

 

2- Pedir parte do empréstimo e dar restante como entrada

Quanto menor for o montante que pedir emprestado à instituição de crédito ou ao banco, mais probabilidade há de obter a aprovação e com condições melhores (spreads, taxas e juros). Dá jeito, pois, ter feito as suas poupanças para agora ter dinheiro e suportar a diferença entre o valor da casa e o montante pedido a crédito.

 

3- Ter cadastro bancário limpo, sem incidentes

Qualquer instituição de crédito ou bancária que empreste dinheiro a terceiros vai querer conhecer o histórico bancário de quem pede o financiamento para avaliar a capacidade de cumprir com o contrato e excluir o risco de falta de pagamento. Para tal, as instituições pedem ao Banco de Portugal o Mapa de Responsabilidades da pessoa, onde se regista os incidentes bancários e através do qual se traça o perfil bancário.

Se tiver alguma dívida ou situação por resolver, é da máxima prioridade que as regularize e informe o banco antes de iniciar o pedido de crédito à habitação.

 

4- Demonstrar estabilidade profissional e financeira

Para as entidades financeiras e bancárias são fatores de peso a estabilidade profissional e financeira, e melhor ainda se estiverem aliadas a vínculo laboral e a rendimentos regulares (salários, rendas, etc.).

 

5- Demonstrar taxa de esforço baixa

A taxa de esforço é um dos indicadores da capacidade financeira que as instituições usam para analisar a viabilidade do empréstimo e corresponde à percentagem do rendimento total do agregado familiar que vai servir para pagar a dívida contraída.

 

6- Pedir empréstimo em nome de dois titulares

Por esta altura, já deve percebido que o fator decisivo para a aprovação de um crédito é o risco, ou seja, quanto menor for o risco de incumprimento de pagamento do empréstimo contraído mais confortáveis se sentem as instituições a concedê-lo. Neste sentido, ao solicitar um crédito em nome de dois titulares está a demonstrar que o risco vai ficar diluído por duas pessoas e, consequentemente, a aumentar a probabilidade de obter a aprovação

  • a taxa de esforço desce, porque há a soma de rendimentos e a divisão de despesas;
  • diminui o risco de falta de pagamento das prestações devido a desemprego ou corte salarial.

 

7- Apresentar fiador

Apresentar fiador não é obrigatório, mas contribui de forma significativa para assegurar a viabilidade do empréstimo, sobretudo quando o titular demonstra uma taxa de esforço acima dos 30%. Habitualmente, os bancos e instituições solicitam fiador nos casos em que o perfil do titular é de risco.

 

8- Recorrer ao crédito hipotecário

Há casos em que a aprovação do financiamento fica assegurada com a apresentação de garantias adicionais, como património imobiliário e outros bens. Porém, recorrer ao crédito hipotecário deve ser uma opção muito bem ponderada e de último recurso, já que acarreta a possibilidade de perda daquele património ou bem caso haja incumprimento das prestações.

 

Agora que sabe o que é preciso para que o banco aprove o seu pedido, está na altura de pesquisar as soluções de crédito que as várias instituições disponibilizam ou, melhor, falar com um Gestor da SI Crédito – as parcerias sólidas que temos com as instituições bancárias e financeiras permitem-nos oferecer-lhe os spreads mais competitivos do mercado, e taxas e prazos ajustados às suas necessidades.

Não hesite, fale já connosco, nós tratamos de tudo enquanto escolhe a sua casa nova.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Lei dos Solos – Sabe tudo o que mudou?
Lei dos Solos – Sabe tudo o que mudou?
5 Maio 2025

A Lei dos Solos é o instrumento jurídico que regula o uso, ocupação e transformação do solo em Portugal. É esta lei que define o que pode ser construído em cada tipo de terreno e estabelece as regras para garantir um desenvolvimento em conformidade com os planos de ordenamento do território.

Recentemente, foram introduzidas alterações significativas à lei, com o objetivo de descentralizar competências e dar mais poder às autarquias

Reabilitação de imóveis – vantagens e desvantagens
Reabilitação de imóveis – vantagens e desvantagens
15 Abril 2025

A reabilitação de imóveis tem vindo a ganhar destaque como uma alternativa para quem quer investir no mercado imobiliário ou recuperar património. No entanto, antes de tomar uma decisão, é muito importante pesar os prós e os contras deste processo.

VANTAGENS DA REABILITAÇÃO DE IMÓVEIS

Valorização do imóvel – Restaurar um imóvel pode aumentar significativamente o seu valor de mercado, tornando-o mais atrativo para venda posterior ou arrendamento.

Garantia de uma casa nova: sabe os seus direitos?
Garantia de uma casa nova: sabe os seus direitos?
15 Abril 2025

Comprar uma casa nova é um marco significativo na vida de qualquer pessoa. Por isso, é muito importante estar a par dos seus direitos, no que diz respeito à garantia do imóvel.

Segundo a legislação portuguesa, a garantia de um imóvel novo varia conforme a natureza dos elementos, ou seja:

Grupo SI alcança 99,6% de satisfação em 2024
Grupo SI alcança 99,6% de satisfação em 2024
11 Abril 2025

O Grupo Soluções Ideais continua a consolidar a sua posição como referência no setor imobiliário em Portugal. 

No mais recente estudo de satisfação realizado pela Multidados, relativo ao ano de 2024, atingimos um impressionante grau de satisfação de 99,6%

Este resultado reforça a confiança e a qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes de forma contínua.