Construção sustentável: o que é?

20 Setembro 2021

A construção sustentável não é uma tendência, mas sim o futuro. Representa a preservação da natureza e do planeta, utilizando-se de forma eficiente os recursos, e significa a garantia de um progresso socioeconómico sustentável. Venha saber o que é a construção sustentável e por que motivo vale mesmo a pena investir numa casa eficiente.

O conceito de construção sustentável

Todos temos uma noção do que é a construção sustentável, mas nada melhor do que ficarmos a saber a definição que é aceite internacionalmente e que pertence a Charles Kibert, professor e investigador da área da Engenharia: «a construção sustentável é a criação e gestão responsável de um ambiente construído saudável, considerando os princípios ecológicos e a utilização eficiente dos recursos».

No conceito estão incluídos o projeto, a construção, a manutenção e o desmantelamento de edificações. Para que uma construção seja considerada sustentável tem de obedecer aos seguintes critérios:

  • fazer a análise do seu impacte no ambiente e na comunidade a nível local e global;
  • ter um planeamento partilhado de recursos, com vista à sua otimização;
  • matérias-primas e processos eficientes;
  • adoção de estratégias passivas de produção de energia;
  • gestão e reciclagem de resíduos;

Os 5 pilares da construção sustentável

Na construção sustentável procura-se eliminar o consumo excessivo de matérias-primas, a produção exagerada de lixos e desperdícios, e a utilização de energias não renováveis. Este conceito e método assenta em 5 pilares:

  • reciclagem: por exemplo, recorrer a materiais reciclados, como azulejos feitos de garrafas de vidro ou parquet fabricado com desperdícios de madeira ou reaproveitamento de pisos;
  • reutilização da água: reutilizar na construção águas residuais tratadas e aproveitar a chuva;
  • iluminação natural;
  • energia solar;
  • materiais sustentáveis.

Embora a construção sustentável seja uma realidade, os métodos tradicionais continuam a prevalecer, muitas vezes devido ao facto de ser a opção mais económica a curto prazo. Todavia, a médio e longo prazo, a poupança nos consumos de água e de fontes de energia (para iluminação, climatização do ambiente, aquecimento das águas, confeção de refeições, limpeza e lavandaria, entre outros), assim como na despesa de manutenção, vai amortizar o investimento.

Cabe a todos nós garantir a preservação do ambiente e, consequentemente, das gerações vindouras, por isso, quando considere ter uma casa eficiente. Traga-nos o seu projeto e converse connosco, temos todo o gosto em construir o futuro consigo.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.