Confiança dos consumidores e clima económico aumentam

16 Fevereiro 2023

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram obtidos de inquéritos realizados junto dos consumidores e dos vários setores económicos, como o comércio e serviços, a indústria transformadora, e construção e obras públicas.

Contrariando a tendência de evolução negativa registada em setembro, outubro e novembro de 2023, mês em que os índices desceram para valores tão baixos quanto os do início da pandemia em 2020, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentam.

 

A opinião dos consumidores

O indicador de confiança é apurado através de inquéritos feitos regularmente pelo INE aos consumidores. De acordo com os mais recentes inquéritos, constata-se que aquele indicador registou uma subida em dezembro de 2022 e em janeiro de 2023, resultado de um conjunto de fatores que o INE apurou, nomeadamente:

  • o saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país aumentou entre novembro e janeiro, e de forma significativa no último mês do ano;
  • o saldo das perspetivas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar aumentou nos últimos três meses e de forma muito ténue em janeiro;
  • o saldo das opiniões sobre a evolução passada dos preços aumentou em janeiro;
  • o saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços diminuiu de forma expressiva entre novembro e janeiro.

 

Setores da economia têm mais confiança na conjuntura económica

O sentimento de confiança no clima económico é transversal aos vários setores da economia, dados revelados pelos inquéritos do INE realizados a empresas e entidades de várias atividades, como a indústria, a construção, o comércio ou os serviços. Assim, os indicadores de confiança aumentaram em janeiro, após meses em linha decrescente:

  • na indústria transformadora (incluem-se bens de consumo, bens intermédios e bens de investimento) orientada para o mercado interno registou-se um saldo positivo sobre procura interna e consequentemente sobre a produção e stocks, o mesmo se passando com a indústria orientada para o mercado externo; no entanto, no segmento dos bens de investimento verificou-se um decréscimo do indicador de confiança;
  • na construção (incluem-se também a promoção imobiliária, as atividades especializadas de construção, a engenharia civil), o indicador de confiança relaciona-se com o saldo positivo sobre a carteira de encomendas e as perspetivas de emprego;
  • no comércio, verificou-se um saldo positivo sobre o volume de vendas e das perspetivas da atividade;
  • no setor dos serviços (incluem-se as atividades artísticas, espetáculos e desporto, alojamento e restauração), registou-se um saldo positivo das expetativas relativas à evolução da procura e da carteira de encomendas;

 

Para os empreendedores, os indicadores de confiança dos consumidores e o clima económico são variáveis que não se pode ignorar na execução do plano de negócios. Se está a pensar lançar-se por conta própria, saiba que um plano de negócios é um dos segredos para o crescimento e sucesso de qualquer atividade – o outro é a rede de franchising do grupo Soluções Ideais. Não hesite e fale já um dos nossos consultores especializados.

 

 

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