Arquitetura inovadora: Prince Concepts e a construção modular

6 Dezembro 2022

A construção modular

A Construção Modular (CM)1) tem feito um percurso com altos e baixos. Nem sempre é fácil trilhar um caminho com um tipo de construção que está, tradicionalmente, associado a uma construção fraca e com um posicionamento de baixo preço e baixa qualidade.

No entanto, esta imagem tem vindo a ser ultrapassada e, atualmente, há uma aposta clara de diversos gabinetes de arquitetura e engenharia, de empresas de construção e empresas “industriais” neste tipo de construção como solução para problemas diversos, relacionados com prazos, custos, materiais, produção e processos, entre outros.

Há bons exemplos em Portugal e pelo mundo. Há edifícios criados com base na CM que são elegantes, harmoniosos, atrativos e com todas as comodidades de uma construção “tradicional”. Apesar dos preconceitos, hoje já é um tipo de construção com o seu espaço (e em crescimento).

 

A Prince Concepts

Considerada pela revista Fast Company como uma das empresas de arquitetura mais inovadoras, a Prince Concepts tem feito um trabalho de recuperação de terras “negligenciadas”, criando “bairros residenciais urbanos versáteis” e espaços públicos interessantes, que se tornam novos centros da cidade. É interessante ver como uma empresa de construção modular pode ser tão intensamente inovadora ao ponto de constar numa das mais prestigiadas listas de empresas inovadoras.

 

Para quem está atento à inovação e gosta, esta área de Construção Modular é um fervilhar de ideias e propostas, que resultam em inovação em várias dimensões, como novos produtos e serviços, novas soluções, diferentes processos, marketing e organização ou soluções de construção.

 

Na Soluções Ideais (SI) gostamos de perceber o que acontece no mundo, pois inspira-nos a criar e a inovar mais e melhor, para servirmos bem e oferecermos soluções de excelência a quem nos procura.

 

INOVAR FAZ BEM!

Pedro Paiva.

 

Sobre o autor: Pedro Paiva é especialista em Qualidade, Inovação, Liderança e Desenvolvimento Pessoal, áreas em que faz auditoria e consultoria, e dá formação. É docente na Coimbra Business School e Dinamizador de Inovação no Grupo Soluções Ideais.

 

 

1) É um método de construção por etapas em que se usa módulos padronizados para configurar um edifício, seja moradia ou prédio. Estes módulos são produzidos em fábrica e transportados para serem montados no local onde da construção. São resistentes, possibilitam a construção de edifícios de várias formas e permitem a personalização de acabamentos. Este tipo de construção modular é também conhecido como pré-fabricada e usa-se em vários contextos – habitação, unidades de saúde, turismo, etc..
2) A Fast Company é uma das mais conceituadas publicações na temática da inovação em liderança e negócios, em tecnologia e design.

 

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023:

 

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
16 Fevereiro 2023

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram obtidos de inquéritos realizados junto dos consumidores e dos vários setores económicos, como o comércio e serviços, a indústria transformadora, e construção e obras públicas.

Contrariando a tendência de evolução negativa registada em setembro, outubro e novembro de 2023, mês em que os índices desceram para valores tão baixos quanto os do início da pandemia em 2020, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentam.

 

Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
13 Fevereiro 2023

Será ainda em fevereiro de 2023 que o Governo vai apresentar ao Parlamento a nova Lei da Habitação que, segundo o Primeiro-Ministro, será um dos mecanismos de resposta ao problema da habitação em Portugal – a falta de casas a preços acessíveis às famílias. O novo diploma junta-se, assim, aos recém-criados Ministério da Habitação e Programa Nacional de Habitação, e às estratégicas locais de habitação.