Arquitetura inovadora: Prince Concepts e a construção modular

6 Dezembro 2022

A construção modular

A Construção Modular (CM)1) tem feito um percurso com altos e baixos. Nem sempre é fácil trilhar um caminho com um tipo de construção que está, tradicionalmente, associado a uma construção fraca e com um posicionamento de baixo preço e baixa qualidade.

No entanto, esta imagem tem vindo a ser ultrapassada e, atualmente, há uma aposta clara de diversos gabinetes de arquitetura e engenharia, de empresas de construção e empresas “industriais” neste tipo de construção como solução para problemas diversos, relacionados com prazos, custos, materiais, produção e processos, entre outros.

Há bons exemplos em Portugal e pelo mundo. Há edifícios criados com base na CM que são elegantes, harmoniosos, atrativos e com todas as comodidades de uma construção “tradicional”. Apesar dos preconceitos, hoje já é um tipo de construção com o seu espaço (e em crescimento).

A Prince Concepts

Considerada pela revista Fast Company como uma das empresas de arquitetura mais inovadoras, a Prince Concepts tem feito um trabalho de recuperação de terras “negligenciadas”, criando “bairros residenciais urbanos versáteis” e espaços públicos interessantes, que se tornam novos centros da cidade. É interessante ver como uma empresa de construção modular pode ser tão intensamente inovadora ao ponto de constar numa das mais prestigiadas listas de empresas inovadoras.

Para quem está atento à inovação e gosta, esta área de Construção Modular é um fervilhar de ideias e propostas, que resultam em inovação em várias dimensões, como novos produtos e serviços, novas soluções, diferentes processos, marketing e organização ou soluções de construção.

Na Soluções Ideais (SI) gostamos de perceber o que acontece no mundo, pois inspira-nos a criar e a inovar mais e melhor, para servirmos bem e oferecermos soluções de excelência a quem nos procura.

INOVAR FAZ BEM!

Pedro Paiva.

Sobre o autor: Pedro Paiva é especialista em Qualidade, Inovação, Liderança e Desenvolvimento Pessoal, áreas em que faz auditoria e consultoria, e dá formação. É docente na Coimbra Business School e Dinamizador de Inovação no Grupo Soluções Ideais.

1) É um método de construção por etapas em que se usa módulos padronizados para configurar um edifício, seja moradia ou prédio. Estes módulos são produzidos em fábrica e transportados para serem montados no local onde da construção. São resistentes, possibilitam a construção de edifícios de várias formas e permitem a personalização de acabamentos. Este tipo de construção modular é também conhecido como pré-fabricada e usa-se em vários contextos – habitação, unidades de saúde, turismo, etc..
2) A Fast Company é uma das mais conceituadas publicações na temática da inovação em liderança e negócios, em tecnologia e design.

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
26 Janeiro 2023

Mudar de casa é um misto de entusiasmo e de dor de cabeça: por um lado, deseja-se o momento de estar na casa nova, a desfrutar do aconchego do lar; por outro, instala-se a ansiedade de ter tanta coisa para tratar e de ter despesas extras.

No que toca às despesas, temos 3 dicas eficazes que vão contribuir para reduzir os custos, ajudar no orçamento familiar e até aliviar parte da ansiedade que é normal sentir-se.

Terrenos são tendência de investimento
Terrenos são tendência de investimento
24 Janeiro 2023

Se a pandemia de Covid-19 e os consequentes confinamentos vieram despoletar a procura por terrenos rústicos e urbanos, o regresso à normalidade não abrandou a tendência e são cada vez mais as pessoas que optam por investir neste tipo de imóveis. É o reflexo de uma viragem no paradigma de vida e nos hábitos de consumo. Saiba porquê.

Casas passivas: consumir menos, viver melhor
Casas passivas: consumir menos, viver melhor
19 Janeiro 2023

A casa passiva é um conceito que nasceu na Alemanha, na década de 1980, mas que hoje em dia está difundido a nível global e graças às vantagens que aporta às famílias, à sociedade e ao planeta. De facto, a Passivhaus, palavra alemão que designa a casa passiva, oferece níveis elevados de conforto térmico, de qualidade do ar e ambiente interior, e de poupança energética. E apesar de se chamarem «casas», o termo designa as várias edificações ecológicas construídas de acordo com este conceito.

Afinal, o que são as casas passivas e que vantagens são estas? É o que vamos ver.

Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
12 Janeiro 2023

É cada mais recorrente procurar o aconselhamento de especialistas na área financeira para fazer uma gestão consciente e sustentável das finanças da família, nomeadamente das suas poupanças: conhecer soluções de investimento (onde, no quê e quando investir) e soluções de financiamento, como o crédito pessoal, o crédito para construir casa própria, o crédito para obras e, claro, o crédito habitação. E porquê?

Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
6 Janeiro 2023

Consequência direta da subida das taxas Euribor é o aumento das prestações dos empréstimos contraídos ou a contratar para aquisição de habitação. Para as famílias isto significa um aumento da taxa de esforço que vem desequilibrar o orçamento familiar e que, dado o atual contexto económico, coloca em stress financeiro os agregados familiares que já pagam o empréstimo da casa como aqueles que pretendem comprar casa com recurso ao crédito habitação.

Então, o que fazer para fazer face às despesas e continuar a pagar a prestação da casa sem colocar em risco as finanças da família?