Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena

25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.

 

O Climate Pledge Arena, em Seattle

O objetivo era o de renovar a zona e respetivas infraestruturas que acolheram a Feira Mundial de 1962, um marco na história da cidade. A tarefa foi entregue à empresa de arquitetura Populous, que projetou um conceito novo que desafia o modelo tradicional de estádio e traz inovação, nomeadamente, a nível da sustentabilidade ambiental – este é considerado o primeiro espaço a ter eventos "carbono zero".

O resultado é o Climate Pledge Arena, um estádio que confere nova dimensão ao antigo espaço e que potencializa a mais suprema das experiências a quem assiste a concertos, eventos e, claro, aos fãs do Seattle Kraken (hóquei em gelo) e do Seattle Storm (basquetebol feminino). Veja-se, então, alguns dos itens que originaram novidade:

  • Criar uma estrutura que permita eventos sem emissões de carbono, e tudo o que isto implica num projeto desta dimensão;
  • Preservação de elementos distintivos, como o telhado histórico;
  • Um sistema acústico diferente, de forma a otimizar o som do espaço;
  • Tecnologia diversificada em todos os lugares, para proporcionar aos utilizadores do espaço uma experiência mais rica;
  • Respeitar o plano de reabilitação da área cujo objetivo era o de dotar a comunidade e o bairro de um espaço público ao ar livre, com acessos e caminhos pedestres.

Tendo como patrocinador a Amazon, o Climate Pledge Arena é um estádio num parque – é, literalmente, a "Arena do Compromisso Climático" (tradução livre).

 

A Populous

É uma empresa de arquitetura de edifícios desportivos responsável por vários estádios, dos quais se destaca o Estádio da Luz e o Estádio do Algarve, em Portugal, o Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália, o Tottenham Hotspur Stadium, o Wembley Stadium e o Emirates Stadium, os três em Londres, no Reino Unido.  Este ano, a Fast Company elegeu a Populous como a 32ª empresa mais inovadora do mundo.

 

Pedro Paiva,

Dinamizador de Inovação no Grupo Soluções Ideais

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Já se candidatou ao Vale Eficiência?
Já se candidatou ao Vale Eficiência?
28 Novembro 2023

Já conhece o apoio Vale Eficiência? Sabe do que se trata e quem tem direito?

Este apoio é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 104 milhões de euros, e tem como intuito entregar 100 000 vales a famílias economicamente vulneráveis e que habitem em edifícios em situação de pobreza energética.

Este vales podem ser utilizados para investir na melhoria do conforto térmico das habitações através da realização de intervenções na envolvente ou da substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes.

Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
8 Novembro 2023

Num mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a conservação de recursos, a eficiência energética em imóveis tornou-se uma questão central. A nossa casa é onde passamos a maior parte do tempo, e é também onde consumimos a maior parte da energia. Portanto, tornar a nossa casa mais eficiente em termos de energia não só beneficia o ambiente, mas também a nossa carteira.