Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena

25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.

O Climate Pledge Arena, em Seattle

O objetivo era o de renovar a zona e respetivas infraestruturas que acolheram a Feira Mundial de 1962, um marco na história da cidade. A tarefa foi entregue à empresa de arquitetura Populous, que projetou um conceito novo que desafia o modelo tradicional de estádio e traz inovação, nomeadamente, a nível da sustentabilidade ambiental – este é considerado o primeiro espaço a ter eventos "carbono zero".

O resultado é o Climate Pledge Arena, um estádio que confere nova dimensão ao antigo espaço e que potencializa a mais suprema das experiências a quem assiste a concertos, eventos e, claro, aos fãs do Seattle Kraken (hóquei em gelo) e do Seattle Storm (basquetebol feminino). Veja-se, então, alguns dos itens que originaram novidade:

  • Criar uma estrutura que permita eventos sem emissões de carbono, e tudo o que isto implica num projeto desta dimensão;
  • Preservação de elementos distintivos, como o telhado histórico;
  • Um sistema acústico diferente, de forma a otimizar o som do espaço;
  • Tecnologia diversificada em todos os lugares, para proporcionar aos utilizadores do espaço uma experiência mais rica;
  • Respeitar o plano de reabilitação da área cujo objetivo era o de dotar a comunidade e o bairro de um espaço público ao ar livre, com acessos e caminhos pedestres.

Tendo como patrocinador a Amazon, o Climate Pledge Arena é um estádio num parque – é, literalmente, a "Arena do Compromisso Climático" (tradução livre).

A Populous

É uma empresa de arquitetura de edifícios desportivos responsável por vários estádios, dos quais se destaca o Estádio da Luz e o Estádio do Algarve, em Portugal, o Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália, o Tottenham Hotspur Stadium, o Wembley Stadium e o Emirates Stadium, os três em Londres, no Reino Unido.  Este ano, a Fast Company elegeu a Populous como a 32ª empresa mais inovadora do mundo.

Pedro Paiva,

Dinamizador de Inovação no Grupo Soluções Ideais

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
26 Janeiro 2023

Mudar de casa é um misto de entusiasmo e de dor de cabeça: por um lado, deseja-se o momento de estar na casa nova, a desfrutar do aconchego do lar; por outro, instala-se a ansiedade de ter tanta coisa para tratar e de ter despesas extras.

No que toca às despesas, temos 3 dicas eficazes que vão contribuir para reduzir os custos, ajudar no orçamento familiar e até aliviar parte da ansiedade que é normal sentir-se.

Terrenos são tendência de investimento
Terrenos são tendência de investimento
24 Janeiro 2023

Se a pandemia de Covid-19 e os consequentes confinamentos vieram despoletar a procura por terrenos rústicos e urbanos, o regresso à normalidade não abrandou a tendência e são cada vez mais as pessoas que optam por investir neste tipo de imóveis. É o reflexo de uma viragem no paradigma de vida e nos hábitos de consumo. Saiba porquê.

Casas passivas: consumir menos, viver melhor
Casas passivas: consumir menos, viver melhor
19 Janeiro 2023

A casa passiva é um conceito que nasceu na Alemanha, na década de 1980, mas que hoje em dia está difundido a nível global e graças às vantagens que aporta às famílias, à sociedade e ao planeta. De facto, a Passivhaus, palavra alemão que designa a casa passiva, oferece níveis elevados de conforto térmico, de qualidade do ar e ambiente interior, e de poupança energética. E apesar de se chamarem «casas», o termo designa as várias edificações ecológicas construídas de acordo com este conceito.

Afinal, o que são as casas passivas e que vantagens são estas? É o que vamos ver.

Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
12 Janeiro 2023

É cada mais recorrente procurar o aconselhamento de especialistas na área financeira para fazer uma gestão consciente e sustentável das finanças da família, nomeadamente das suas poupanças: conhecer soluções de investimento (onde, no quê e quando investir) e soluções de financiamento, como o crédito pessoal, o crédito para construir casa própria, o crédito para obras e, claro, o crédito habitação. E porquê?

Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
6 Janeiro 2023

Consequência direta da subida das taxas Euribor é o aumento das prestações dos empréstimos contraídos ou a contratar para aquisição de habitação. Para as famílias isto significa um aumento da taxa de esforço que vem desequilibrar o orçamento familiar e que, dado o atual contexto económico, coloca em stress financeiro os agregados familiares que já pagam o empréstimo da casa como aqueles que pretendem comprar casa com recurso ao crédito habitação.

Então, o que fazer para fazer face às despesas e continuar a pagar a prestação da casa sem colocar em risco as finanças da família?