Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?

21 Setembro 2022

No léxico do setor imobiliário, a palavra "área" está associada a um conjunto de conceitos ligeiramente diferentes entre si, reflexo do leque de especialidades envolvidas – desde a arquitetura e as suas vertentes, passando pelo urbanismo e as engenharias, até à mediação imobiliária.

Por se tratar de um dos termos mais usados neste setor, é alvo de inúmeras confusões quanto ao seu significado – e para quem não trabalha no ramo nem está familiarizado com o vocabulário, é mais do que natural ter dúvidas.

Para ajudá-lo, reunimos as definições das "áreas" mais usadas em contexto imobiliário – seja na elaboração e execução do projeto de arquitetura, na construção de edifício ou na sua reabilitação, remodelação e manutenção, e na compra e venda de imóveis.

Área bruta, área bruta dependente e área bruta privativa

A área bruta do fogo é o valor que corresponde à superfície total do fogo e que é medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores e pelos eixos das paredes separadoras dos fogos, incluindo varandas privativas, locais acessórios e a quota-parte que lhe corresponda nas circulações comuns do edifício.

A área bruta dependente é área coberta e fechada de uso exclusivo, ainda que constitua parte comum e se situe no exterior do edifício ou da fração, e cuja utilização é acessória face ao uso ao que se destina o edifício ou fração. Considera-se, então, como área bruta dependente a garagem e parqueamento, instalação para animais, arrecadação, sótão ou cave acessível, e varanda (desde que não esteja integrada na área bruta privativa), e ainda outros locais privativos de função distintas das já mencionadas.

Já a área bruta privativa é aquela que corresponde à superfície total medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício ou da fração, incluindo varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fração.           

Área útil, área habitável, área média

A área útil do fogo corresponde à superfície do fogo medida pelo perímetro interior das paredes que o limitam, descontando encalços até 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas. Inclui vestíbulos, circulações interiores, instalações sanitárias, arrumos, outros compartimentos de função similar e armários nas paredes.

Por sua vez, a área habitável do fogo corresponde ao somatório das superfícies das divisões ou dos compartimentos habitáveis do fogo e que são medidos pelo perímetro interior das paredes que limitam cada compartimento e descontando encalços até 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.

Área de construção do edifício, área de implantação

A área de construção do edifício é a área que corresponde ao somatório das áreas de todos os pisos, acima e abaixo da cota de soleira, excluindo-se as áreas em sótão e em cave sem pé-direito regulamentar.

A área de implantação do edifício é a área de solo que fica delimitada pelo perímetro exterior do contacto do edifício com o solo e à qual se soma, quando aplicável, a área de solo delimitada pelo perímetro exterior das paredes exteriores dos pisos em cave, na parte que se situa fora da prumada do perímetro exterior do contacto do edifício com o solo. A área de implantação inclui os anexos.

E área total de construção corresponde à soma das áreas de construção de todos os edifícios existentes ou previstos numa porção delimitada de território.

É sempre conveniente saber o que significam os termos que lê no projeto e nas plantas da sua moradia nova, ou na documentação do imóvel que pretende comprar, mas não precisa de aprofundar os seus conhecimentos – qualquer questão ou dúvida, basta falar com o nosso Gabinete online e os técnicos especializados vão ajudá-lo.

 

Imagens © Direitos reservados

Fontes: INE – Instituto Nacional de Estatística, Regime Geral das Edificações Urbanas (RGEU)

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.