ALOJAMENTO LOCAL – quais são os benefícios de mudar a casa para o mercado do arrendamento permanente?

14 Março 2024

O investimento no Alojamento Local (AL) contribuiu para a reabilitação urbana, mas acabou por baixar o número de casas disponíveis para arrendar como habitação permanente.

Por isso, foram incluídas medidas no "Mais Habitação" que impõem regras ao licenciamento, exploração e afetação do AL e incentivam os proprietários a colocarem as casas no mercado do arrendamento habitacional.

O que mudou com a entrada em vigor do "Mais Habitação"? Quais são os benefícios de “transformar” um AL numa casa para arrendar como habitação permanente?

A nova legislação suspendeu a emissão de novas licenças de AL, exceto em zonas urbanas sem falta de imóveis para arrendar e em meios rurais, e a transmissão das mesmas, salvo em casos excecionais. 

Além disso:

- O prazo de validade da licença de AL passou para 5 anos e a renovação depende da deliberação do município.

- O registo de imóveis em regime de AL, emitido aquando da entrada em vigor do “Mais Habitação”, será revisto em 2030 e pode ser renovado por 5 anos, mas os registos inativos podem caducar.

Foi introduzida uma contribuição extraordinária sobre imóveis em regime de AL – a CEAL, cuja taxa é de 15% (se aplicável).

Contudo, os proprietários e os titulares de licenças de AL que coloquem os imóveis no mercado do arrendamento permanente, até 31 de dezembro de 2024, ficam isentos de tributação em sede de IRS e de IRC do rendimento proveniente de arrendamento para habitação permanente, desde que:

- O registo e afetação do AL seja anterior a 1 de janeiro de 2023. 

- O rendimento provenha da mudança da afetação dos imóveis em regime de AL para arrendamento para habitação permanente. 

- A data do início do contrato de arrendamento para habitação permanente e a comunicação da alteração de atividade conste no Portal das Finanças até 31 de dezembro deste ano. 

Esta isenção aplica-se a rendimentos obtidos até 31 de dezembro de 2029.

Para usufruir destes benefícios é necessário:

 - Cessar atividade de AL até 31 de dezembro de 2024, através do preenchimento e submissão do formulário disponibilizado no Balcão Único Eletrónico, na área “Alojamento Local”, na opção “Comunicação de Alteração de Atividade”.

- Comunicar a data da assinatura do contrato de arrendamento para habitação permanente até ao último dia do mês seguinte à da data de início do contrato.

- Liquidar o Imposto de Selo.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Fale com os nossos especialistas para obter mais esclarecimentos!

Publicações Recentes

O poder do azul - A ciência explica como o mar influencia o bem-estar e a saúde
O poder do azul - A ciência explica como o mar influencia o bem-estar e a saúde
12 Novembro 2025

O mar não é apenas cenário de férias ou paisagem de sonho, é também saúde, equilíbrio e bem-estar. O chamado “efeito azul” tem vindo a ser estudado por cientistas de várias áreas e os resultados são claros: viver perto do mar pode trazer benefícios físicos, mentais e até sociais.

As nossas terras – locais para visitar, viver e investir
As nossas terras – locais para visitar, viver e investir
27 Setembro 2025

No Dia Mundial do Turismo, celebramos o que nos rodeia: paisagens, cultura, pessoas e cidades que nos inspiram a viver melhor. Venha descobrir as localidades onde estamos presentes!

Cada terra tem o seu encanto. E em cada localidade onde há uma loja SI, há também histórias, oportunidades e paisagens que vale a pena conhecer, seja para visitar, viver ou até investir.

Natureza e tranquilidade

Cuidados com a sua casa antes do inverno
Cuidados com a sua casa antes do inverno
24 Setembro 2025

É verdade, o frio está a chegar, e com ele novas exigências para quem tem uma casa. Com a chegada do inverno, é importante garantir que o seu imóvel está preparado para enfrentar as baixas temperaturas, a chuva e a humidade. 

Prevenir agora pode significar poupar grandes dores de cabeça (e despesas) nos próximos meses!

 

Faça uma verificação geral do telhado e caleiras

MTIC – o que é, para que serve e como se calcula?
MTIC – o que é, para que serve e como se calcula?
1 Setembro 2025

Se está a pensar pedir financiamento, há um termo que vai certamente encontrar: MTIC. Mas o que significa esta sigla e por que é tão importante?

O MTIC é o Montante Total Imputado ao Consumidor. Na prática, representa o custo total do crédito ao longo de todo o contrato, incluindo não só o valor emprestado, mas também os juros, comissões bancárias e outras despesas obrigatórias. É esta soma que permite perceber quanto irá pagar no total.