5 dicas para aproveitar a luz natural na casa

20 Outubro 2021

Desengane-se quem pensa que é preciso mexer nas poupanças para tornar a casa mais clara, ampla, com luz. Há formas simples e eficazes de mudar o ambiente de um espaço. Partilhamos 5 dicas para aproveitar melhor a luz natural na sua casa, sem gastar mais.

1- Jogue com as cores

O uso da cor é, sem dúvida, a forma mais impactante de moldar o ambiente de um espaço interior ou exterior, seja qual for a sua finalidade – habitações, escritórios, lojas, restaurantes, ginásios, parques, etc..

O uso de diferentes paletes cromáticas possibilita-nos transformar divisões, recantos e até uma habitação inteira, sem gastar mais. Veja o que as cores podem fazer pela sua casa:

  • transmitir a sensação de conforto e aconchego;
  • trazer luminosidade;
  • “abrir” áreas, dando a sensação de que são maiores do que na realidade;
  • “fechar” áreas, conferindo uniformidade entre zonas, sobretudo em divisões amplas;
  • ajudar-nos a ficar mais tranquilos e calmos, sobretudo nos quartos;
  • ajudar-nos a ficar mais focados no estudo ou no trabalho;

Para conferir mais luminosidade à sua habitação e aproveitar ao máximo a luz natural, opte por cores claras e evite as mais escuras e dominantes, reservando-as para pequenos apontamentos.

Os brancos, os bege ou as cores pastel são cores que ajudam a refletir a luz pela divisão. Dentro de cada uma destas gamas cromáticas há uma variedade de tonalidades, e vai poder escolher a mais adequada à sua sala, ou ao quarto das crianças, ou à cozinha.

Deixe que as cores o inspirem e partilhe as suas ideias connosco – os nossos especialistas em decoração vão ajudá-lo a escolher o tom mais indicado para tornar a sua casa mais trendy e cheia de luz.

2- Disponha a mobília em pontos estratégicos

Que as peças de mobiliário fazem toda a diferença para conferir personalidade a um espaço, já todos sabemos. Mas sabia que há truques para arrumar os móveis de modo a trazer mais luz à divisão?

Por exemplo, na zona das janelas coloque apenas peças decorativas e não móveis altos, ou de grandes dimensões, para deixar que a luz entre no espaço. E se a janela for até ao chão, evite colocar elementos à sua frente.

Se tiver dúvidas quanto à melhor forma de posicionar a mobília, peça sugestões à nossa equipa.

3- Espelho meu, espelho meu

Afinal, não servem só para refletir a nossa imagem e mostrar-nos como nos assenta a roupa. Os espelhos são um excelente recurso para quem quer dar luminosidade à divisão sem gastar muito. Disponha-os em pontos estratégicos onde a luz incida, natural ou artificial (candeeiro, foco, etc.). Tente conciliar o seu formato, cor e tamanho com a decoração do espaço de modo a criar um ambiente equilibrado e coeso.

4- Mantenha a casa limpa

É uma daquelas tarefas que adiamos tantas vezes, mas que é tão necessária para ajudar a luz natural a entrar melhor.

5- As clarabóias

As clarabóias exigem outro nível de investimento, mas são uma excelente solução para iluminar uma casa ou divisão que seja demasiado escura. Exponha-nos o seu caso e os nossos técnicos especializados terão todo o gosto em ajudá-lo.

Se gostou destas sugestões e procura mais dicas para tornar a sua casa mais trendy, fale connosco – no nosso Gabinete online vai encontrar uma equipa pronta a ajudá-lo.

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.