5 dicas para aproveitar a luz natural na casa

20 Outubro 2021

Desengane-se quem pensa que é preciso mexer nas poupanças para tornar a casa mais clara, ampla, com luz. Há formas simples e eficazes de mudar o ambiente de um espaço. Partilhamos 5 dicas para aproveitar melhor a luz natural na sua casa, sem gastar mais.

1- Jogue com as cores

O uso da cor é, sem dúvida, a forma mais impactante de moldar o ambiente de um espaço interior ou exterior, seja qual for a sua finalidade – habitações, escritórios, lojas, restaurantes, ginásios, parques, etc..

O uso de diferentes paletes cromáticas possibilita-nos transformar divisões, recantos e até uma habitação inteira, sem gastar mais. Veja o que as cores podem fazer pela sua casa:

  • transmitir a sensação de conforto e aconchego;
  • trazer luminosidade;
  • “abrir” áreas, dando a sensação de que são maiores do que na realidade;
  • “fechar” áreas, conferindo uniformidade entre zonas, sobretudo em divisões amplas;
  • ajudar-nos a ficar mais tranquilos e calmos, sobretudo nos quartos;
  • ajudar-nos a ficar mais focados no estudo ou no trabalho;

Para conferir mais luminosidade à sua habitação e aproveitar ao máximo a luz natural, opte por cores claras e evite as mais escuras e dominantes, reservando-as para pequenos apontamentos.

Os brancos, os bege ou as cores pastel são cores que ajudam a refletir a luz pela divisão. Dentro de cada uma destas gamas cromáticas há uma variedade de tonalidades, e vai poder escolher a mais adequada à sua sala, ou ao quarto das crianças, ou à cozinha.

Deixe que as cores o inspirem e partilhe as suas ideias connosco – os nossos especialistas em decoração vão ajudá-lo a escolher o tom mais indicado para tornar a sua casa mais trendy e cheia de luz.

2- Disponha a mobília em pontos estratégicos

Que as peças de mobiliário fazem toda a diferença para conferir personalidade a um espaço, já todos sabemos. Mas sabia que há truques para arrumar os móveis de modo a trazer mais luz à divisão?

Por exemplo, na zona das janelas coloque apenas peças decorativas e não móveis altos, ou de grandes dimensões, para deixar que a luz entre no espaço. E se a janela for até ao chão, evite colocar elementos à sua frente.

Se tiver dúvidas quanto à melhor forma de posicionar a mobília, peça sugestões à nossa equipa.

3- Espelho meu, espelho meu

Afinal, não servem só para refletir a nossa imagem e mostrar-nos como nos assenta a roupa. Os espelhos são um excelente recurso para quem quer dar luminosidade à divisão sem gastar muito. Disponha-os em pontos estratégicos onde a luz incida, natural ou artificial (candeeiro, foco, etc.). Tente conciliar o seu formato, cor e tamanho com a decoração do espaço de modo a criar um ambiente equilibrado e coeso.

4- Mantenha a casa limpa

É uma daquelas tarefas que adiamos tantas vezes, mas que é tão necessária para ajudar a luz natural a entrar melhor.

5- As clarabóias

As clarabóias exigem outro nível de investimento, mas são uma excelente solução para iluminar uma casa ou divisão que seja demasiado escura. Exponha-nos o seu caso e os nossos técnicos especializados terão todo o gosto em ajudá-lo.

Se gostou destas sugestões e procura mais dicas para tornar a sua casa mais trendy, fale connosco – no nosso Gabinete online vai encontrar uma equipa pronta a ajudá-lo.

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.