4 dicas para preparar o jardim da sua casa para a primavera

17 Março 2022

Quem se dedica o ano inteiro à jardinagem sabe que em todas as estações há muito a fazer para manter os espaços verdes saudáveis e vistosos, mas para quem só agora vai desfrutar do jardim da sua casa nova é natural que desconheça as tarefas básicas para o manter bonito. Por isso, partilhamos 4 dicas para preparar o seu jardim para a primavera.

1- Preparar o terreno

É a regra e a dica mais básica de todas, a de preparar a terra do jardim para as tarefas como semear, plantar ou transplantar plantas. Será necessário remexer a terra para que areje e fique oxigenada, é preciso arrancar raízes podres e ervas daninhas, e retirar folhas mortas e outros resíduos acumulados durante o inverno. Depois, deve adubar a terra com substratos orgânicos e minerais para alimentar as plantas com os nutrientes essenciais.

Se tiver relva, deve verificar se tem zonas desgastadas devido à chuva e se há ervas daninhas, e resíduos acumulados. Havendo zonas a descoberto, deve lançar sementes ou cobrir com transplante de relva. Arranque as ervas daninhas e limpe a relva.

Deve também preparar os passadiços do jardim, verificando o estado de lajes e da gravilha, e o sistema de iluminação.

1- Cuidar das plantas: podar, semear, tratar

Esta é, sem dúvida, uma das atividades que mais tempo lhe vai ocupar, mas é também aquela que lhe vai dar mais retorno – um jardim colorido e cheio de vitalidade, com plantas verdejantes e flores perfumadas.

Uma vez que cada planta, flor e arbusto requer cuidados específicos, sugerimos que consulte manuais de jardinagem ou, melhor, que se aconselhe junto da nossa equipa sobre o que deve fazer com cada espécie. Veja alguns exemplos:

  • plantar bolbos mais precoces do verão, como as açucenas;

  • adubar as roseiras trepadeiras;

  • semear amores-perfeitos, cravos, crisântemos e dálias, entre outras.

Fonte: Borda d'Água

3- Regar

A primavera é a estação dos arcos-íris, dos aguaceiros e das amplitudes térmicas pronunciadas, por isso deve regar apenas nos dias em que a temperatura está mais amena e o ar mais seco. Se tiver sistema de rega automática é conveniente ajustá-lo para o clima e horário da estação. Se tiver dúvidas, fale com o nosso Gabinete técnico e um dos nossos especialistas em Paisagística vai ajudá-lo.

4- Verificar o mobiliário de exterior e decorar

E depois de preparar a terra e de cuidar das plantas do jardim da sua casa, é a vez de verificar o estado das mobílias exteriores, consertando estragos, reciclando peças ou adquirindo mobiliário novo. Decore o jardim e as áreas exteriores com detalhes temáticos.

Se ficou entusiasmado com a ideia de ver o seu jardim florescer na primavera e gostaria de ter dicas personalizadas, não hesite em falar connosco – a nossa equipa tem consultores em Arquitetura Paisagística e vai ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.