5 dicas para poupar na fatura da eletricidade

26 Outubro 2021

A gestão do orçamento familiar é sempre um desafio: equilibrar as despesas e conseguir poupar no final do mês. Para ajudá-lo, deixamos-lhe 5 sugestões para poupar na fatura da eletricidade.

1 – Desligue os aparelhos eletrónicos

Durante a noite ou quando sair de casa, lembre-se de desligar os aparelhos, incluindo o computador e a televisão. Sabia que o consumo médio dos aparelhos em standby pode representar uma despesa anual média de 40 euros? Evite também deixar o telemóvel a carregar durante a noite.

2 – Utilize lâmpadas LED

Sabe que pode poupar até 8,00 € por lâmpada por ano, segundo um estudo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)? Apesar de parecer gastar mais dinheiro a curto prazo, vale mesmo a pena mudar para as lâmpadas LED e começar a poupar.

Evite escolher candeeiros opacos ou escuros, pois vai sentir necessidade ter de lâmpadas mais potentes ou de acender várias luzes para iluminar a sua casa.

3 – Opte por eletrodomésticos eficientes

Tal como acontece com as lâmpadas LED, também pode pensar que está a gastar na compra de eletrodomésticos eficientes, mas a verdade é que vai trazer poupanças elevadas. As etiquetas energéticas nos eletrodomésticos usam uma escala de 10 classes que vão da A+++ a G, sendo a primeira a mais eficiente e a última a menos.

 4 – Coloque painéis solares

Constitui um investimento inicial elevado, mas é uma medida eficaz na redução da sua fatura da eletricidade: poderá conseguir uma redução de 30% ao final do mês e, ao fim de poucos anos, já terá amortizado o investimento inicial.

5 – Envolva a família na poupança

É importante que todos os membros do agregado familiar se envolvam no processo de poupança e que se comece desde cedo a ensinar os mais novos. Com hábitos simples, como desligar os aparelhos eletrónicos ou evitar ter várias luzes acessas sem necessidade, todos podem contribuir para reduzir despesas e ser mais fácil poupar.

Se considerou estas dicas úteis e gostaria de ter mais sugestões para reduzir custos e poupar, fale com os nossos especialistas, temos todo o gosto em ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.