5 dicas para poupar na fatura da eletricidade

26 Outubro 2021

A gestão do orçamento familiar é sempre um desafio: equilibrar as despesas e conseguir poupar no final do mês. Para ajudá-lo, deixamos-lhe 5 sugestões para poupar na fatura da eletricidade.

1 – Desligue os aparelhos eletrónicos

Durante a noite ou quando sair de casa, lembre-se de desligar os aparelhos, incluindo o computador e a televisão. Sabia que o consumo médio dos aparelhos em standby pode representar uma despesa anual média de 40 euros? Evite também deixar o telemóvel a carregar durante a noite.

2 – Utilize lâmpadas LED

Sabe que pode poupar até 8,00 € por lâmpada por ano, segundo um estudo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)? Apesar de parecer gastar mais dinheiro a curto prazo, vale mesmo a pena mudar para as lâmpadas LED e começar a poupar.

Evite escolher candeeiros opacos ou escuros, pois vai sentir necessidade ter de lâmpadas mais potentes ou de acender várias luzes para iluminar a sua casa.

3 – Opte por eletrodomésticos eficientes

Tal como acontece com as lâmpadas LED, também pode pensar que está a gastar na compra de eletrodomésticos eficientes, mas a verdade é que vai trazer poupanças elevadas. As etiquetas energéticas nos eletrodomésticos usam uma escala de 10 classes que vão da A+++ a G, sendo a primeira a mais eficiente e a última a menos.

 4 – Coloque painéis solares

Constitui um investimento inicial elevado, mas é uma medida eficaz na redução da sua fatura da eletricidade: poderá conseguir uma redução de 30% ao final do mês e, ao fim de poucos anos, já terá amortizado o investimento inicial.

5 – Envolva a família na poupança

É importante que todos os membros do agregado familiar se envolvam no processo de poupança e que se comece desde cedo a ensinar os mais novos. Com hábitos simples, como desligar os aparelhos eletrónicos ou evitar ter várias luzes acessas sem necessidade, todos podem contribuir para reduzir despesas e ser mais fácil poupar.

Se considerou estas dicas úteis e gostaria de ter mais sugestões para reduzir custos e poupar, fale com os nossos especialistas, temos todo o gosto em ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.