30 Dezembro 2022
Perde-se na memória a origem das práticas feitas nos últimos minutos da transição do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro, o primeiro do ano. São práticas que foram passando de geração em geração, ao longo dos séculos, e que se tornaram uma tradição tão enraizada na cultura popular que poucos são os que se atrevem a quebrá-la. Ou será que preferem não arriscar a sorte?
Acreditando-se ou não, o melhor é mesmo cumprir à risca as tradições da passagem do ano para garantir que atrai a si prosperidade e abundância em 2023 – escolha uma das tradições populares portuguesas e prepare-se para a festa:
1- Comer 12 passas de uva e pedir 12 desejos
É uma das tradições de passagem de ano mais populares em Portugal que, e espantem-se os mais arreigados ao folclore nacional, não tem origem no nosso território, mas sim na vizinha Espanha. Ao que parece, terá sido no século XIX que os espanhóis resolveram juntar-se em multidão na Puerta del Sol de Madrid a comer uvas demasiado maduras e de mau aspeto como forma de crítica à alta sociedade e ao hábito importado de França de se comer uvas frescas durante o Natal, e como protesto ao rei por ter proibido a celebração do Dia de Reis Magos, obrigando o povo a celebrar o natal na noite de 24 para 25 de dezembro.
2- Brindar ao ano novo com espumante
Esta é outra das tradições da passagem do ano que é mais popular e não há quem a dispense, de tão agradável que é – abrir a garrafa de espumante ou champagne quando soa a meia-noite e brindar ao ano novo de copo cheio na mão, atraindo vitalidade e saúde. E para atrair um extra de boas energias, guarde a rolha durante o ano, substituindo-a na próxima passagem do ano.
3- Fazer barulho com panelas e partir loiça velha
O costume de bater as tampas das panelas para fazer barulho e partir loiça velha caiu em desuso no nosso país, mas em outros países como na Dinamarca e na Itália a tradição persiste. A ideia é a de afugentar os maus espíritos evitando que entrem no ano novo.
4- Saltar de uma cadeira com o pé direito
Simboliza a entrada no ano novo e com boa sorte.
5- Ter dinheiro na mão ou no bolso
Diz o ditado popular que dinheiro atrai dinheiro e manda a tradição que se tenha dinheiro na mão ou no bolso durante a passagem do ano para garantir prosperidade e abundância. Nunca fiando, mais vale aplicar a lei universal da atração e guardar algumas notas e moedas no bolso ou, se a indumentária festiva não tiver bolsos, no sapato ou na mão.
6- Usar roupa interior azul
O azul era uma cor associada à nobreza e, em particular, a reis e regentes, simbolizando a conexão com a espiritualidade. Na realidade, os ingredientes para se criar o pigmento azul eram extremamente caros, pelo que o uso da cor estava reservado a quem tivesse os recursos económicos para os comprar. Assim, é possível esteja aqui a origem da tradição de se usar roupa azul durante a passagem do ano para atrair sorte e prosperidade.
7- Estrear roupa nova
E em linha com a tradição anterior está o costume de se vestir roupa nova que ainda não se estreou. Pode aproveitar a roupa interior azul e cumpre duas tradições numa única peça de roupa, ou optar por vestir mais peças – senão, a indumentária completa, afinal, se é para atrair sorte e dinheiro que se faça em grande estilo! Não pode é vestir nada que esteja descosido, com rasgões ou rasgado, apertado ou sem botões. E há mais: faça a cama com lençóis novos para garantir boa sorte e amor.
Agora que já sabe o que tem de fazer para atrair boas energias, é reunir os familiares, amigos e colegas, e festejar. No Grupo Soluções Ideais também nos estamos a preparar para receber o novo ano e desejamos a todos que 2023 seja pleno de projetos e concretizações, de vontade de empreender e de crescer, de confiança e esperança. Bom Ano Novo!